21/06/2014

Ruínas na beira rio escondem tesouros em Parnaíba/PI


Os olhares da população parnaibana, agora se voltam a região das ruínas no Porto Salgado, onde após a visita de uma equipe técnica do Banco do Nordeste vinda de Fortaleza, para fazer um reconhecimento e primeira avaliação da região, “possivelmente” será construído o Centro Cultural Porto Salgado do Banco do Nordeste em Parnaíba.


O complexo de prédios históricos (e abandonados), já foi palco da economia parnaibana nos áureos tempos onde por ali saiam e chegavam mercadorias, tanto de outros estados brasileiros quanto de diversos países da Europa.


Hoje, maltratados pelo tempo e pelo esquecimento dos governantes, os prédios servem como “Cracolândia Parnaibana” e, motel para os destemidos e menos afortunados. A reportagem do Tribuna de Parnaíba.com entrou em alguns desses prédios para registrar o que poderá a ser uma nova fase do complexo, não com a exportação de produtos ou a movimentação dos ricos empresários, ávidos por novos negócios, mas com o crescimento e surgimento da nova classe cultural parnaibana.


No interior desses imponentes prédios, nossa equipe de reportagem encontrou dezenas de latinhas de refrigerantes, cortadas para serem utilizadas como cachimbo para o uso de drogas. São inúmeras latinhas espalhadas por praticamente todos os prédios visitados, mostrando que a movimentação de usuários é intensa, muito provavelmente no período noturno, mas não descartamos a possibilidade do uso durante o dia, pois enquanto registrávamos as imagens fomos surpreendidos por uma mulher de aproximadamente (ou aparentemente) 35 anos, suja, magra, com olhar vazio, com o aspecto de um zumbi, destes vistos em filmes americanos. A mulher parou nos encarou e ficou acompanhando a saída de nossa equipe do local, apenas nos seguindo com a cabeça. (Não sabemos quem estava com mais medo, nós ou ela).


Em um dos compartimentos de uma dessas ruínas encontramos um “tesouro” perdido, trata-se de um motor DEUTZ, que muito se assemelha ao utilizado por máquinas agrícolas antigas. (Foto)

Motor encontrado, muito se assemelha a este utilizado nesta antiga máquina agrícola
Motor Deutz. Foto: Bruno Santana

Esperamos que “desta vez” o projeto do Centro Cultural saia do papel e, das mídias para tornar-se realidade. Que não seja apenas uma forma de beneficiar algumas famílias que detém o direitos de posse desses prédios que, deveriam ser patrimônio da população parnaibana. Esperamos que mais esse empreendimento cultural não se transforme em um cercado metálico abandonado, como o que foi mostrado pelo Tribuna de Parnaíba.com (Prefeitura abandona R$ 1,4 milhão e skatistas reformam street park com recursos próprios) onde já foram investidos mais de R$ 1 milhão e a obra está parada a mais de 6 meses.


Fonte: Tribuna de Parnaíba/Por Bruno Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES