15/07/2018

Posto de Puericultura Suzanne Jacob inaugura sala de leitura

Sala de leitura do PPSJ

A sala de leitura do Posto de Puericultura Suzanne Jacob (PPSJ), foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (13), com a presença de expoentes do PPSJ, como Marc Théophile Jacob e Ileni de Carvalho Correia, hoje residentes em Fortaleza, CE e que vieram para prestigiar mais esta conquista da entidade beneficente ligada ao projeto Criança Esperança da Rede Globo em parceria com a Unesco. 




A sala de leitura conta com um grande acervo de livros que foram doados em partes pela Editora Sextante e pela escritora parnaibana, Graça Ramos, além da doação de amigos. A outra metade foi adquirida com recursos da Unesco, bem como toda a estrutura da sala como móveis, computadores, ar-condicionado e um telão para exibição de filmes lúdicos.

Roger Jacob com o pai, Mark Jacob, que sucedeu o pai, Roland Jacob à frente do PPSJ e a nora dele e coordenadora de projetos, Luana Oliveira. 

Conhecido antigamente como Lactário, o Posto de Puericultura Suzanne Jacob nasceu em 1938 por meio da iniciativa do empresário e comerciante francês Roland Jacob, a fim de distribuir leite de vaca para crianças carentes de Parnaíba, mais precisamente dos bairros Nossa Senhora do Carmo, São José e Ilha Grande. 

Autores da própria história
O atual gerente do PPSJ e neto do pioneiro Roland Jacob, Roger Jacob, conta que até o ano de1998 as ações da entidade estavam voltadas basicamente para a nutrição de crianças, além de apoio as famílias. No entanto, com o passar do tempo, eles perceberam que era preciso ser feito algo além das doações a fim de romper o ciclo da pobreza e levar as crianças assistidas a se qualificarem e conquistarem autonomia. 

“Foi aí que saímos de uma fase de doar para uma fase de apoiar e fortalecer essas crianças para que elas fossem capazes de romper o ciclo da pobreza e daqui saíram grandes alunos que hoje são profissionais bem-sucedidos. Agora estamos num período de reflexão do nosso papel na região. Nossa intenção é que este seja um espaço de conhecimento, de mobilização para ação. Este é nosso compromisso como família Roland Jacob com a intenção de contribuir com a sociedade parnaibana”, garantiu Roger. 

A coordenadora de projetos do PPSJ, Luana Araújo, salienta que a instituição que antigamente se dedicava apenas a caridade, se especializou, evoluiu e atualmente eles praticam a proteção básica sem esquecer que a caridade é fundamental neste processo. 

Funcionários, voluntários e prestadores de serviço do PPSJ

“Trabalhamos com projetos nas comunidades e neste momento estamos finalizando o projeto ‘Reciclando Sonhos, onde participaram 330 crianças. O projeto faz parte do Criança Esperança e foi todo financiado pela Unesco, quando tivemos uma série de atividades como dança, música, futebol, informática e teatro, entre outras atividades. O projeto visou resignificar o dia a dia das crianças para que elas se tornem mais resilientes e assim possam ter um futuro mais próspero”, explicou Luana. 

O ex-menino participante que passou pelo PPSJ e soube agarrar todo o conhecimento e oportunidades fornecidas através dos projetos da entidade, Francisco de Assis Souza, hoje se orgulha do profissional de sucesso que se tornou. Ele é professor de Robótica na Escola Integrada Antônio José de Moraes Souza, uma das mais conceituadas da cidade. Pelos bons resultados alcançados, em 2013 a entidade recebeu o Prêmio Itaú Unicef – Educação & Participação com o projeto “Arte Lata”. Dois anos depois o PPSJ voltou a ser agraciado com a premiação pelo projeto “Reciclando Sonhos”. 

Ex-aluno do PPSJ e atual professor de Robótica da Escola Integrada, Francisco de Assis Souza, teve sua história contada na revista Linha Direta

Nas próximas semanas o PPSJ irá iniciar novas atividades na região do Curri e no bairro Piauí, sendo que no bairro Piauí o foco estará voltado para a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade social. No PPSJ de Parnaíba trabalham funcionários contratados, prestadores de serviço e voluntários, geralmente oriundos de cursos universitários. 

Prêmios conquistados em reconhecimento do trabalho da entidade
Roger Jacob e Luana passam para os filhos o amor e missão do PPSJ,
criado pela família Jacob

Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES