09/02/2015

Com novos donos, Castelo de Tó, em Parnaíba, passa por reforma para se tornar casa de eventos.

Valdeci Calvacante, advogado  e empresário, é um dos novos proprietários do Castelo do Maracujá. "Tó". Após reformado, será inaugurado como nome de Castelo de Eventos. 



O Castelo do Maracujá ou de "Tó", como é mais conhecida a residência inspirada na arquitetura de castelos medievais europeus, desperta todos os olhares de quem circula pelas imediações da Praça de Eventos Mandu Ladino (Quadrilhódromo), no bairro de Fátima, em Parnaíba. 


Imagem: Jornal O Piagui

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO CASTELO DO MARACUJÁ, POPULAR CASTELO DE TÓ

O engenheiro Antonio Castello Branco Clark, o Sr. “Tó”, como era chamado um dos quatro filhos do magnata James Clark, então dono da famosa Casa Inglesa, da antiga rua Grande, hoje Av. Gatúlio Vargas, foi um dos parnaibanos mais ilustres.

Falava fluentemente alemão, inglês, francês e spanhol. Formou-se na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, morou em Manchester na Inglaterra (grande polo industrial até hoje), esteve em Nova Iorque, pelo Stevens Instituve de tecnology de Engenharia e Mecância e conheceu vários países da Europa.

Em 1931, Antonio Clark, o Sr. Tó, abandona a profissão de engenheiro e resolve se dedicar ao comércio, como sócio e dirigente da Casa Inglesa (negócio de sua família), fixando residência definitiva em Parnaíba. 

Consta que sua mãe teria insistido várias vezes, que ele fosse morar com ela no seu sobrado inglês. Mas invés disso, ele preferiu construir sua própria residência. 

Foi então, que em 1935 ele , o Sr. Tó, por ser um home bastante viajado, idealizou a construção de sua casa, inspirado na cultura medieval europeia. A obra durou quatro anos sob responsabilidade do mestre Benedito Melquiades de Farias. Ao ser concluído a casa, o Sr. Tó a Batizou de Castelo do Maracujá. Mas ao longo do tempo ela tornou-se conhecida como Castelo de Tó.

Historicamente falando, foi a primeira residência do Piauí a ter uma piscina com capacidade de 50m³.

Desde então, por sua estrutura diferenciada, o Castelo de Tó, arranca olhares curiosos, até hoje. E é com certeza, uma das maiores relíquias arquitetônicas de nossa cidade.

Nele, já funcionaram diversas secretárias municipais como a do meio ambiente e a de cultura. Por algum tempo foi o local onde a prefeitura realizava seus eventos natalinos e nesse período ficou conhecida Casa do Papai Noel. Foi também antiga residência familiar do saudoso Mario Fortes dos Santos (Mario Pote), ex-vereador de Parnaíba. Enfim é um local que é parte do patrimônio histórico e cultural de nossa cidade. 

O Castelo de Tó ou castelo do Maracujá, um importante patrimônio histórico e cultural de Parnaíba, já ficou em situação bem precária. Já esteve abandonado por um longo tempo se deteriorando e sendo alvo de vândalos e ainda, servindo de esconderijo para drogados. 

Mas enfim, o nosso castelinho está a salvo.

Por uma feliz coincidência, muitas décadas depois, o Castelo do Maracujá ou de Tó, tem novos proprietários ilustres, entre eles, o Advogado e empresário, Sr. Valdeci Calvante, presidente da Fecomercio – Piauí . O mesmo tem currículo invejável, exercendo vários cargos importantes na área jurídica e empresarial. Tais como: Assessor Jurídico do Governo do Estado do Piauí, Advogado da Companhia de Águas e Esgotos do Piauí – Agespisa. Fez também Consultoria Jurídica da Cepisa por longos anos e foi ainda, Advogado da Companhia Energética do Piauí.

Além disso, ele foi contemplado com vários títulos importantes.

Alguns deles: Título de Cidadania de 12 municípios, Medalha do Mérito Renascença do Piauí - Grau Comendador e Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo.

Valdeci Calvacante, está realizando no Castelo de Tó, sua nova propriedade, um significativa reforma, mas preservando a sua estrutura arquitetônica original. 

O que é muito importante para memória cultural de nossa cidade. A ideia é fazer daquele antigo prédio, um local para a realização de eventos festivos. Dessa forma, manterá viva e preservada uma parte de nossa história e ao mesmo tempo, gerando trabalho e renda em Parnaíba. 



Será uma opção a mais, para os parnaibanos realizarem suas atividades festivas como casamentos, baile de debutantes, bailes de formatura, aniversários etc. E tendo como pano fundo um cenário medieval. 


Maquete de uma das estruturas do Castelo de Eventos - Imagem: divulgação

Parnaíba só tem a ganhar com o Sr. Valdeci Calvacante sendo um dos novos donos do antigo de Castelo de Tó. Uma vez que ele, é do mais bem-sucedidos empreendedores do nosso do estado. 


A história nos brinda novamente. Primeiro com o grande Antonio Castello Branco Clark, engenheiro e empresário na década de 30, quando construiu a sua casa em Parnaíba, na forma de um charmoso e pequenino castelo. E agora em 2015, com o grande advogado e empresário, Valdeci Calvacante, que restaurou e transformou o nosso velho castelinho abandonado em ‘CASTELO DE EVENTOS’. A mais nova casa de Eventos de Parnaíba que será inaugurada em breve.


Local que promete ser muito frequentado pelos parnaibanos futuramente. O que tornará, esse nosso patrimônio histórico e cultural, o Castelo de Tó ou do Maracujá, agora Castelo de Eventos, cada vez mais conhecido e apreciado. Fica o convite a todos para irem vistá-lo, ao ser concluída a sua reforma. 

 VEJA COMO ESTA FICANDO A REFORMA 



Da redação do Portal do PHB em Nota / Com informações do Jornal “O Piagui”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES