No último dia 26 de junho, o projeto Bibliosesc, promovido pelo Sesc Caixeral, realizou uma roda de leitura com temática anti-bullying com alunos dos 6º e 7º anos do Sesc – Centro Educacional Cívico-Militar Miranda Osório, em Parnaíba.
A atividade foi inspirada no livro "Extraordinário", de R. J. Palacio, que conta a história de Auggie, um garoto que nasceu com uma síndrome genética e possui uma severa deformidade facial. Ao ser matriculado pela primeira vez em uma escola regular no 5º ano, ele enfrenta situações de preconceito, mas também ensina lições profundas de empatia e superação.

Durante a leitura, os alunos refletiram sobre o impacto emocional do bullying e compartilharam experiências pessoais, discutindo formas de prevenção e combate à violência emocional no ambiente escolar.
Para Andrezza Pimentel, gestora do projeto Bibliosesc, a literatura é uma ferramenta poderosa de transformação social:
“Através da literatura podemos abordar diversos temas que incentivam a leitura e o discernimento sobre as questões contemporâneas, contribuindo para um mundo mais respeitoso, gentil e ético.”
A frase mais marcante do livro — “Entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil” — inspirou os estudantes e motivou muitos deles a buscarem o livro nas bibliotecas do Sesc para leitura completa, fortalecendo o interesse pela literatura juvenil.
O Bibliosesc segue com sua missão de promover a leitura crítica e a formação cidadã por meio de ações que integram cultura, educação e empatia.
Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações do Sesc Caixeral