
Entre as diversas ações promovidas pelo projeto Tartarugas do Delta: Turismo Científico em Unidades de Conservação, o turismo científico se destaca como uma importante ferramenta de educação ambiental e valorização territorial. As atividades são coordenadas pela Professora Dra. Ana Catarina Coutinho, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculada ao Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), no curso de Turismo.
Desenvolvido em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto atua na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, no Piauí, e também na APA da Foz do Rio Preguiças, localizada na região de Barreirinhas, no Maranhão.
O turismo científico — também conhecido como turismo baseado em ciência ou turismo educacional — é uma modalidade na qual a principal motivação do viajante é o interesse pelo conhecimento e pela aprendizagem, frequentemente ligados à pesquisa e à difusão científica em diferentes áreas do saber.
Segundo a Professora Ana Catarina Coutinho, coordenadora do projeto, o segmento turístico tem evoluído para atender às novas demandas do mercado e aos desafios socioambientais:
“O turismo aposta em modalidades já consolidadas, como o turismo cultural e o ecoturismo, e amplia sua atuação com alternativas sustentáveis que dialogam com os modos de vida locais. A proposta é popularizar o conhecimento científico das localidades visitadas, conduzindo o turista a uma experiência pautada na ciência e que vai além da tradicional contemplação”, destacou.
Mais do que visitas, o projeto promove vivências transformadoras, que aproximam a comunidade, pesquisadores e visitantes, incentivando a conscientização ambiental e o respeito à biodiversidade das regiões onde atua.
Comunicação TD