07/06/2023

Sesc Cajuína recebe espetáculos do Palco Giratório


O maior circuito de artes cênicas do país está de volta a Teresina. De 16 a 18 de junho o Sesc Cajuína recebe três apresentações do Palco Giratório.

Realizado anualmente pelo Sesc desde 1998, o Palco Giratório promove a circulação de espetáculos de teatro, dança e circo produzidos em todas as regiões brasileiras atravessando fronteiras e chegando a públicos de diversos estados.

Na atual seleção de espetáculos, destacam-se a representatividade das cinco regiões do país, a presença de obras produzidas por mulheres, a diversidade e a importância das cenas negras e a busca e a valorização da ancestralidade indígena na cultura e na identidade brasileira.

Essa capilaridade permite uma visão privilegiada e atualizada das artes cênicas em todo o país. Durante o processo de curadoria, cada representante indica até cinco espetáculos que são assistidos e avaliados. Critérios como qualidade técnica e estética das obras, diálogo com a sociedade e com questões relevantes para a atualidade, representatividade das diferentes regiões brasileiras e de linguagens (circo, dança, teatro) e faixas etárias diversificadas são utilizados no processo de escolha.

Em 2023 o Palco Giratório retoma a programação em formato presencial, após sua interrupção em 2020, em decorrência da pandemia, e após duas edições em formato on-line, em 2021 e 2022.

Confira abaixo a programação completa:

16/06 – 18h30

Espetáculo de Dança “Ninho” – Liu Moreira (TO)

Local: Teatro do Sesc Cajuína

Classificação: Livre

Entrada: Ingresso solidário (1 kg de alimento não perecível)

Sinopse: Ninho é um espetáculo de dança contemporânea brasileira, resultado da pesquisa da intérprete com as matrizes indígenas e africanas presentes em sua ancestralidade familiar feminina. É um convite a (re)habitar o corpo que regressa para casa, admitindo uma situação existencial do corpo feminino em conexão com sua busca ancestral.

17/06 – 9h

Espetáculo de Circo “Vikings e o reino saqueado” – Cia. Os Palhaços de Rua (PR)

Local: Estacionamento do Sesc Cajuína

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Sinopse: Os palhaços Batata Doce e Turino estão imersos na cultura nórdica e se apresentam como atrapalhados guerreiros vikings voltando a seu reino após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo. Ao chegarem a seu reino, deparam-se com sua rainha destituída e o trono tomado por duques. O desafio dos palhaços vikings é retirar os duques do poder e devolver para o povo. Para isso, vão se utilizar de ferramentas circenses construindo um espetáculo de circo e teatro de rua com o público presente.

18/03 – 19h

Espetáculo de Teatro “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” – Grupo São Gens de Teatro (PE)

Local: Teatro do Sesc Cajuína

Classificação: 16 anos

Entrada: Ingresso solidário (1 kg de alimento não perecível)

Sinopse: O espetáculo tem como espaço cênico e conceitual o universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade dos sujeitos e suas narrativas. Uma dramaturgia criada a partir da vivência do dramaturgo Anderson Leite na comunidade ribeirinha Ponte do Pina (Recife), onde o autor e sua família encontram a subsistência de sua rede familiar por meio da pesca artesanal de marisco e sururu. Embebido das narrativas que atravessam o autor, os seus e os que partilham daquele espaço para morada e/ou sustento, o dramaturgo e encenador dá vida a uma montagem que discute temas como homofobia, estupro, assédio, machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social.




Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES