14/10/2022

Ovos de codorna eclodem em cartela e pintos nascem em prateleira de comércio no Piauí

Foto: Fábio Gomes

O nascimento de pintos de codorna em uma cartela de ovos na prateleira de um comércio no Piauí tem viralizado nas redes sociais e gerado até especulações de que seria fake news. O Cidadeverde.com confirmou a veracidade da história que ocorreu no bairro Pousada do Sol, na cidade de Campo Maior, a 84 km de Teresina.

"Era por volta da 16h quando eu e um funcionário escutamos os piados. Aqui vendemos ovos de galinha e de codorna e fomos na prateleira olhar. Identificamos de onde vinha o barulho e ao abrir a cartela nasceram quatro codorninhas. Elas estavam lá dentro imprensadas e ao abrir foram saindo", conta Fábio Gomes, gerente do mercadinho, que registrou o nascimento dos pintos.

O caso ocorreu em setembro deste ano. Fábio Gomes conta que os ovos ainda estavam dentro do prazo de validade e diz que até agora guarda a cartela com os 26 ovos restantes.

"Das quatro codornas, duas morreram no mesmo dia, as que pareciam mais fragéis. As outras duas mais espertas morreram um dia depois. Até agora guardo o restante dos ovos e olho todo dia pra ver se nascem, mas nada. Queria até criá-las. Também guardo porque muita gente tá duvidando, mas quando sabem que aconteceu no nosso mercadinho, acreditam, pois sabem da nossa seriedade", diz o gerente.

O Cidadeverde.com conversou com veterinários que explicaram que para a eclosão dos ovos é necessário, primeiramente, que os mesmos tenham sido fecundados. Além disso é imprescindível condições de temperatura e umidade específicas. As altas temperaturas do estado, que costumeiramente passa dos 38ºC, e a forma de armazenamento podem ter interferido no caso considerado inusitado.


Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES