09/07/2022

Operação prende hacker suspeito de invadir site do governo do Piauí

Foto: Divulgação/PCDF

Um hacker suspeito de integrar um grupo criminoso responsável pela invasão de servidores de sites institucionais do Governo do Piauí e de outros estados foi preso nesta sexta-feira (08), durante a Operação Cybermáfia, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na cidade de Curitiba, no Paraná.

Na investigação, conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) com o apoio da Seção de Perícias em Informática e do Instituto de Criminalística, a polícia conseguiu identificar o local de origem da invasão do site do Governo do Distrito Federal, que motivou o pedido de busca e apreensão.

O mesmo grupo é investigado pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí. “Eles 'picharam' páginas do governo do Piauí e de outros estados. Iniciamos o inquérito aqui também mas ele ainda não foi finalizado. Vamos solicitar o compartilhamento de provas para tambem avançar nossa investigação", disse o delegado Anchieta Nery ao Cidadeverde.com.

Na ação criminosa, os envolvidos alteraram páginas da internet ligadas à prestação de serviços públicos, inserindo figuras e dizeres ligados à invasão da Federação Russa junto ao território da Ucrânia.

Esse tipo de invasão é conhecido como defacement ou deface, termos de origem inglesa, que se relacionam ao ato de modificar ou danificar a superfície ou aparência de algum objeto. “O grupo fazia questão de deixar sua assinatura nas páginas alteradas, deixando evidente sua expectativa de impunidade”, destaca a delegada-chefe adjunta da DRCC,

Breno Moreno (Com informações da PCDF)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES