14/04/2022

Parnahyba vai à final do Piauiense e disputa o título contra o Fluminense-Pi

Parnahyba perde, mas garante vaga na decisão do Campeonato Piauiense e encara Fluminense-PI na disputa pela taça.

Parnahyba na final do Piauiense — Foto: Arthur Ribeiro/ge Piauí

Tubarão leva dois gols no fim da partida, mas por ter vencido na ida por 3 a 0 elimina Altos e carimba seu passaporte para a final do estadual após cinco anos.

O Altos venceu o Parnahyba por 2 a 0, na tarde desta quarta-feira, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. A vitória do Jacaré não foi suficiente para reverter à vantagem construída pelo Tubarão no jogo de ida. E após cinco anos, o Tubarão volta a disputar o título do Campeonato Piauiense. O time irá encarar o Fluminense-PI na grande decisão do estadual.

Precisando do resultado, o Altos foi para cima do Parnahyba. Com bolas alçadas na área, o Jacaré incomodou muito a defesa azulina. Entretanto, o goleiro Cris e os zagueiros Gilmar Bahia e Alex Maranhão afastaram as chances de perigo.

A melhor oportunidade foi do Alviverde. Manoel recebeu passe em profundidade e tocou de calcanhar para Dieguinho. O meia chutou cruzado, mas o goleiro Cris conseguiu espalmar a bola, evitando o primeiro gol do jogo. Após este lance, o Altos não conseguiu mais criar oportunidades, e a primeira etapa terminou empatada.

Altos x Parnahyba, semifinal do Piauiense — Foto: Arthur Ribeiro/ge Piauí

No segundo tempo, o cenário da primeira etapa se repetiu. O Altos tinha posse de bola, mas não possuía uma variedade de jogadas.

Todas as suas ações eram por meio de jogadas aéreas, onde não obtinha sucesso. Vale destacar a atuação do goleiro Cris.

Com grandes defesa, o camisa 1 azulino foi o personagem principal do Tubarão nesta semifinal. Aos 44 minutos, o volante Tibiri aproveitou o bate e rebate na área e marcou o primeiro gol do Alviverde.

Logo em seguida, Manoel subiu mais alto que a marcação e balançou a rede azulina. Mas a reação do Altos começou tarde e durou pouco. O Parnahyba se assegurou, e carimbou seu passaporte para decisão do Piauiense.

Com a vaga à final do Campeonato Piauiense, o Parnahyba conquistou vaga na Copa do Brasil 2023. A classificação sobre o Altos, na tarde desta quarta-feira, mesmo com derrota por 2 a 0, para a decisão do estadual carimbou o Azulino na edição do próximo ano da competição milionária.

Em 2023, Parnahyba e Fluminense-PI serão os representantes do estado na Copa do Brasil.

O Parnahyba voltará à Copa do Brasil após cinco anos. A última participação do clube azulino foi em 2018, quando conseguiu a vaga com o vice-campeonato estadual de 2017.

Em 2018, o Parnahyba jogou a primeira fase contra o Coritiba, no estádio Albertão, em Teresina. O Azulino abriu o placar com Fabinho e segurava a ida à segunda fase até os 51 minutos do segundo tempo, quando tomou o gol de empate de William Matheus.

Com a vaga na Copa do Brasil, o Parnahyba também terá direito à cota de participação. Em 2022, Altos e Fluminense-PI ganharam R$ 620 mil cada pela primeira fase. Esse valor, para o próximo ano, tem tendência de ser repetido.

Pela ida à final, o Parnahyba também garantiu o direito de jogar a Série D do Brasileiro 2023.

Contra o Fluminense-PI, o Azulino tenta a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023, que será concedida ao campeão piauiense da temporada e o vice disputará a Pré-Copa do Nordeste.

DATAS DEFINIDAS DAS FINAIS DO PIAUIENSE :

Fluminense-PI e Parnahyba vão decidir o título deste ano em dois jogos. O primeiro duelo será no litoral, no estádio Pedro Alelaf, com a volta em Teresina, no Lindolfo Monteiro.

O jogo de ida será disputado no dia 21 de abril(quinta-feira e feriado de Tiradentes), às 16h, no Pedro Alelaf, em Parnaíba. O duelo decisivo pela taça está marcado para o dia 27 de abril, às 19h, no Lindolfo Monteiro, em Teresina.

Por ter feito melhor campanha, o Fluminense-PI tem a vantagem de fazer o jogo da volta em casa e joga pelo empate no placar agregado do confronto, na soma dos resultados de ida e volta.

Fonte: Globo Esporte – Pi l Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES