06/02/2022

Incêndio em central de ar condicionado leva fumaça para UTI de hospital no Piauí

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) teve de ser evacuada, e pacientes foram levados para o setor de pneumologia. Ninguém ficou ferido.

Hospital Getúlio Vargas (HGV), no centro de Teresina, Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI

Um pequeno incêndio ocorrido na manhã deste domingo (6) na central de refrigeração do Hospital Getúlio Vargas, no Centro de Teresina, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) repleta de fumaça. Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o incêndio foi apagado, e ninguém ficou ferido.

De acordo com a FMS, o fogo começou por conta de curto circuito nas máquinas de refrigeração que alimentam a UTI, na parte externa do Hospital. A equipe de manutenção foi acionada e ao chegarem ao local, identificou o problema e desligou a central de ar condicionado.

Apesar de as máquinas não ficarem no prédio do hospital, a fumaça causada pelo incêndio foi levada pelos dutos de ventilação e chegaram até a UTI. Os pacientes foram realocados para a área da Pneumologia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para investigar as causas do incêndio, e ventilaram o local para retirar a fumaça.

Veja abaixo o comunicado da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina:

NOTA OFICIAL

A direção do HGV informa que a intercorrência aconteceu em uma área externa do Hospital, onde fica localizada as máquinas de refrigeração e que não tem acesso as UTIs.

A direção esclarece ainda que foi causado por um curto circuito após um aquecimento em um dos componentes da Contactora na Central de Refrigeração que atende o setor de UTI.

As máquinas ficam em um espaço externo que não tem contato direto com os setores do hospital e a fumaça provocada pelo curto entrou pelos sistema de ventilação.

A equipe de manutenção foi acionada e ao chegarem ao local identificaram o problema e desligaram a central de ar condicionado.

O corpo de bombeiros foi acionado de acordo com os protocolos, isolaram o local de origem, além de realizar a ventilação no local para dispersão de fumaça, com os pacientes sendo realocados para a área da Pneumologia enquanto se restabelece o sistema de refrigeração.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES