Daniel dos Santos, piloto de motocross, foi achado morto no Ceará no fim da tarde dessa quinta (27).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/D/4/tyHk40QlAasYO09qPyOg/whatsapp-image-2022-01-27-at-11.24.10.jpeg)
Piloto de motocross Daniel Santos, 36 anos, da cidade de Nova Venecia (ES) desapareceu durante Rally Cerapió — Foto: Divulgação/ Cerapió
A organização do Rally Cerapió 2022 divulgou nota na noite dessa quinta-feira (27) lamentando o falecimento do piloto de motocross Daniel Santos, de 36 anos.
Daniel foi encontrado morto no início da noite desta quinta-feira (27). Ele desapareceu na quarta-feira, (26) durante um trecho do percurso do evento, entre os estados do Piauí e Ceará.
O Corpo de Bombeiro confirmou que o corpo de Daniel foi encontrado em uma localidade da cidade de Granja, no Ceará. Segundo a organização do evento, ainda não se sabe qual a causa da morte. Daniel foi achado deitado ao lado da moto, que estava em pé. Não havia sinais de acidente ou violência.
Devido ao desaparecimento de Daniel, a organização do rally cancelou a última etapa do evento, que seria realizada entre Parnaíba, litoral do Piauí, e Barreirinhas, no Maranhão, nesta sexta-feira (28).
As buscas iniciaram às 23h de quarta e foram feitas pelas equipes de resgate da prova e o Corpo de Bombeiros do Piauí e do Ceará. Elas aconteciam na região das cidades de Viçosa do Ceará e Cocal, no Piauí, nas localidades Buíra, Juá dos Vieiras, Padre Vieira e Brejinho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/E/G/Mt50eHTBaNV1tdba6ggg/whatsapp-image-2022-01-27-at-12.01.27.jpeg)
Piloto de moto desaparece durante Rally Cerapió; bombeiros e policiais fazem buscas entre o Piauí e o Ceará — Foto: Divulgação
Para a modalidade motos, o Rally Cerapió é uma competição de enduro de regularidade, na qual o piloto realiza um trajeto de um ponto a outro, em um percurso previamente levantado pela organização e informado ao competidor através de uma planilha.
Geralmente, esse tipo de prova tem duração entre seis e dez horas. Ao terminar a etapa, o participante entrega seu GPS para a apuração. É através desse sistema que é verificado o percurso feito pelo piloto e definido o vencedor de acordo com a regularidade estabelecida pela planilha.
"Como há situações de quebra de equipamento, quedas, entre outras ocorrências, é comum os competidores aguardarem os processos de resgate e demorarem para voltar para o local da chegada", explicou o evento através de nota. Confira a nota ao fim da reportagem.
A operação contou com o apoio da Secretaria de Segurança do Estado do Ceará, que enviou bombeiros, policiais militares e civis, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e canil para auxiliar nas buscas, além das comunidades locais envolvidas que se solidarizaram com a situação.
A organização informou que presta atendimento em tempo integral à família do piloto.
Fonte: G1 PI