11/01/2022

Nível do Rio Parnaíba sobe em Teresina, Floriano e Luzilândia; Sul do Piauí deve ter chuvas intensas

O nível do rio Parnaíba subiu de nível nas cidades de Teresina, Floriano e Luzilândia, algumas das mais afetadas no estado pelas chuvas dos primeiros dias de 2022.

Ruas na zona norte de Teresina ficam alagadas após forte chuva na capital — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI

Os rios Poti e Parnaíba no Piauí estão abaixo dos níveis de alerta de inundação, segundo o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desta segunda-feira (10). Contudo, o Parnaíba subiu de nível nas cidades de Teresina, Floriano e Luzilândia, algumas das mais afetadas no estado pelas chuvas dos primeiros dias de 2022. Há risco de chuvas intensas no Sul do estado e em Teresina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Em Timon (MA) e Teresina o nível atual do rio Parnaíba é de 5,40 m, abaixo da cota de alerta (abaixo 10 cm), sendo prevista uma pequena elevação do nível nas próximas 8 h, 5,43 m, mas ainda abaixo da cota de alerta 7 cm.

Rio Parnaíba, em Teresina — Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, é de 2,62 m, devendo reduzir o nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 2,49 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

Na capital, a população enfrenta problemas relacionados principalmente ao escoamento da água da chuva. O número de pessoas desabrigadas devido às chuvas em chegou a 1.600 neste sábado (8), segundo estimativa da Defesa Civil.

Previsão do tempo
Na cidade, a previsão é de muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva pelas próximas 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura mínima prevista é de 23º C e a máxima, 31º C.

Floriano
Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,12 m, portanto abaixo da cota de inundação 86 cm, sendo previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,06 m.

Segundo a CPRM, a cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98 m, indicando que, no momento, segundo as previsões, não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis.

Equipes devem ficar de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Na segunda-feira (3) o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.

O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou na última quarta-feira o município de Floriano e afirmou que vai enviar aos municípios atingidos pelas chuvas, os produtos de primeira necessidade para pessoas desabrigadas, como comida, colchões e abrigos.

Previsão do tempo
Na cidade, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuvas isoladas. A previsão é de mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.

Luzilândia
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,15 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,17 m, 17 cm acima da cota de alerta (5,00 m).

Previsão do tempo
A previsão também é de chuvas isoladas na cidade, com mínima de 23º C e máxima de 32º C.

Uruçuí
Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí e Benedito Leite (MA), o somatório das vazões das estações vizinhas apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.780 m³/s, com aumento do volume em 20 m³/s desde as 22h de domingo (9).

Três rios contribuem para o volume de água que escoa pelas duas cidades: o próprio rio Parnaíba, na localidade Sítio do Velho, o rio Uruçuí Preto, na localidade Fazenda Bandeira, e no rio das Balsas, na localidade São Félix de Balsas.

Chuvas intensas

Rio Parnaíba reduz nível em Teresina e Floriano; Sul do Piauí deve ter chuvas intensas — Foto: Inmet

O Inmet emitiu alerta laranja (perigo) para as regiões Sul e Sudoeste do Piauí, por risco de chuvas intensas e acumulado de chuva em diversas cidades, e risco de perigos causados pela chuvas e rajadas de vento. Há ainda um alerta amarelo, que indica perigo potencial pelos efeitos das chuvas.

O alerta vermelho teve início às 9h52 deste domingo (9), com risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Já o alerta amarelo indica risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Devido ao acumulado de chuvas, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

As instruções do Inmet são:
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

  • Evite enfrentar o mau tempo.

  • Observe alteração nas encostas.

  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES