14/05/2020

Damares vai conhecer tratamento contra a Covid-19 usado no Hospital de Floriano

O objetivo da viagem é conhecer o protocolo de atendimento aplicado pelo médico Justino Moreira no tratamento à Covid-19

Foto: Ascom/Palácio do Planalto

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, acompanhada de técnicos dos ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia (MCTIC), visita nesta quinta-feira (14) o Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano, no interior do Piauí. 

O objetivo da viagem é conhecer o protocolo de atendimento aplicado pelo médico Justino Moreira no tratamento à Covid-19 e que, segundo ele, têm alcançado maior êxito na recuperação dos infectados.

O tratamento, explica, contou com a orientação da médica Marina Bucar Barjud, que trabalha na linha de frente no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha. Entre as medidas adotadas, a administração de hidroxicloroquina, azitromicina e corticoides. 

A ministra e as equipes dos ministérios devem realizar uma videoconferência com a autora do protocolo ainda durante a visita.

“Não há maior proteção aos direitos humanos do que a proteção à vida. Se há algum tratamento eficaz sendo aplicado, queremos conhecer e saber como ele funciona, para que seja replicado. Quero levar para o ministro Nelson Teich, para que ele analise o mais brevemente possível”, afirma Damares Alves. 

Acompanham a ministra pelo Ministério da Saúde o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovações e Insumos Estratégicos em Saúde, Antonio Carlos Campos de Carvalho, e a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Pasta, Camile Sachetti. Pelo MCTIC estará presente Sávio Raeder, diretor do Departamento de Políticas e Programas de Ciências.

De Teresina, integra a comitiva a advogada Rubenita Lessa, colaboradora voluntária no grupo de trabalho da temática no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. 

A comitiva chega à cidade de Floriano às 8h e retorna a Brasília por volta das 12h.

Fonte: 180 com informações da Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES