24/04/2020

Piauienses que tiveram contato com cearenses contaminados em velório testam negativo para Covid-19

Segundo secretaria de saúde da cidade de Fronteiras, Sul do Piauí, os 33 exames realizados deram negativo para novo coronavírus. Grupo continua em isolamento.

Exames para Covid-19. — Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

Os piauienses que tiveram contato com os quatro pacientes do Ceará com coronavírus testaram negativo para Covid-19. A secretaria de saúde de Fronteiras, cidade a 411 km da capital Teresina, divulgou nesta sexta-feira (24) os resultados dos exames.

Foram feitos 33 testes em piauienses que entraram em contato direto ou indireto com os cearenses que tiveram o diagnóstico de Covid-19 confirmado. O grupo havia saído do Ceará e participou de um velório na cidade de Fronteiras no dia 14 de abril.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras vem a público informar, com transparência e ética, que no dia de hoje, 23/04/2020, foram realizados os testes de 33 contatos diretos e indiretos dos quatro casos notificados em 14/04/2020 e todos os testes tiveram resultado negativo”, explicou o secretário de saúde de Fronteiras, Alexander Lucena Sampaio.

Apesar do teste negativo para Covid-19, os 33 piauienses continuam em isolamento, todos em casa, e continuam com o quadro de saúde monitorado. A quarentena do grupo acaba no domingo (26).

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES