18/04/2020

Idosa de 91 anos vence coronavírus em Teresina: 'Vou pra casa morrendo de paixão'

Além da idade avançada, Francisca Rodrigues tem hipertensão e problemas cardíacos.

Idosa de 91 anos recebeu alta após 16 dias internada com coronavírus em Teresina — Foto: Divulgação/FMS

Uma idosa de 91 anos, diagnosticada com Covid-19, recebeu alta sob aplausos da equipe médica nessa sexta-feira (17) no Hospital do Monte Castelo, Zona Sul de Teresina. Além da idade avançada, Francisca Rodrigues tem hipertensão e problemas cardíacos.

"Vou para casa agora, morrendo de paixão", declarou a idosa.

A paciente deu entrada no hospital no dia 2 de abril e recebeu alta após 16 dias internada. Ela apresentava quadro de síndrome gripal grave, com dispneia e tosse.

Idosa de 91 anos foi aplaudida pela equipe médica ao receber alta em Teresina — Foto: Divulgação/FMS

Com o tratamento com antibióticos e seguido protocolo específico para Covid, Francisca encontra-se consciente, orientada, afebril, devendo permanecer isolada em casa por 14 dias.

“A nossa equipe está emocionada com essa história. A paciente é idosa e tem muitas comorbidades, mas graças a Deus evoluiu bem ao tratamento", declarou a diretora geral do Hospital do Monte Castelo, Fátima Sousa.

Coronavírus no Piauí

Conforme o boletim divulgado na noite da quinta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Piauí possui 102 casos confirmados do novo coronavírus, distribuídos em 12 municípios. Teresina segue com o maior número de casos, que são 86, seguido de Piracuruca com 4 e São José do Divino com 3. Campo Maior, Caracol, Parnaíba, Pimenteiras, Bonfim do Piauí, Altos, Picos, Inhuma e Demerval Lobão possuem um caso da Covid-19, respectivamente.

Segundo a Sesapi, 106 pessoas com suspeita da doença estão internadas, sendo que 73 em leitos clínicos e 33 na UTI. Até o momento, 48 pessoas tiveram alta médica, 1801 casos foram descartados e oito óbitos registrados.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES