21/04/2020

Covid-19: Piauí tem 186 casos confirmados em 28 cidades e 14 mortes

O Estado possui 2432 casos descartados



O boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (20) pela Secretaria de Saúde apontou o aumento de 158 para 186 no número de casos confirmados de coronavírus.

A Sesapi confirmou mais duas mortes no Estado e o total vai a 14. Trata-se de uma idoso de 98 anos, natural de Teresina. Ele já havia sido confirmado com Covid-19 e não tinha histórico de doenças crônicas. O segundo caso é um homem de 85 anos , que faleceu em um hospital particular de Teresina. Ele tinha histórico de diabetes e doença cardiovascular.

Segundo o boletim, foram confirmados mais 27 casos da doença ( 14 mulheres e 13 homens) , nos municípios de Betania do Piauí, Colônia do Gurguéia, Itaueiras e Miguel Alves. Com isso, 28 municípios do Estado passam a ter casos confirmados de Covid-19.

O Estado possui 2432 casos descartados. São 101 internados (65 leitos clínicos e 35 em UTI e 1 em leito de estabilização) e 78 altas.

Brasil registra 113 mortes em 24h

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda (20) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

2.575 mortes – no domingo, eram 2.462, 113 óbitos a mais

40.581 confirmados – no domingo, eram 38.654, aumento de 5%

6,3% é a taxa de letalidade

São Paulo tem 1.037 mortes e 14.580 casos confirmados

Estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (1.037), Rio de Janeiro (422), Pernambuco (234), Ceará (198) e Amazonas (185).

6º morte por Covid-19 em Teresina

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, usou a sua conta no Twitter, para anunciar a sexta morte por Covid-19 em Teresina, um idoso de 98 anos. O prefeito chama atenção porque esse é o primeiro óbito em que a infecção ocorreu durante o período de quarentena. O Piauí agora soma 13 mortos pelo coronavírus.

Em duas semana, os casos confirmados da doença cresceram em 500%, seguindo o padrão de infecção pelo vírus, que cresce exponencialmente. “O momento é de atenção porque o crescimento de 500% em duas semanas quando o número de casos ainda é pequeno, até que podemos suportar, mas imagine o mesmo crescimento quando já tivermos um número de casos considerável, que é para onde estamos caminhando agora”, questiona o prefeito.

Crescimento de mais de 500%

Em apenas duas semanas, o número de casos confirmados de Coronavírus em Teresina cresceu mais de 500%, passando de 20 no domingo retrasado (05) para 122 neste último domingo (19). Na capital, houve 5 óbitos decorrentes da Covid-19 e 8 pessoas estão em estado grave ocupando leitos de UTI, segundo boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O gráfico da doença na cidade mostra período de ascensão e, para o médico infectologista da FMS Kelsen Eulálio, o número de casos tende a aumentar nas próximas semanas. "É notório que a Prefeitura tem realizado várias medidas para combater o vírus, mas é preciso que a população faça a sua parte e cumpra o isolamento social, para que esses números não sejam ainda maiores”, completa.

Uso obrigatório de máscaras no PI

O governador Wellington Dias (PT) vai assinar um decreto tornando obrigatório o uso de máscaras no Piauí para evitar a propagação do coronavírus no Estado. A medida está em análise deve sair nos próximos dias. A informação foi confirmada pela assessoria do Governo do Piauí.

O diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual, Herlon Guimarães, esclareceu sobre os testes rápidos e exames rápidos PCR e da importância do uso de máscaras. Ele informou que desde quando o Brasil constatou a transmissão comunitária do Covid-19, todos os brasileiros passaram a ser suspeitos de estar com a doença.

Ainda segundo Herlon, se possível, as pessoas devem usar máscaras quando saírem nas ruas como forma de prevenção e para não inalar gotículas que podem transmitir o Covid-19.

Pesquisa sobre o coronavírus no PI

O governador Wellington Dias se reuniu, na segunda-feira (20), por videoconferência, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), com o objetivo de discutir as testagens por amostragem, bem como o perfil de contaminação da Covid-19 no Piauí.

O Estado recebeu 7200 testes do Ministério da Saúde e adquiriu 32 mil para identificar a Covid. A previsão é de que nesta terça-feira (21) chegue ao estado mais 16 mil testes. "É importante fazer a testagem para sabermos onde temos pessoas infectadas com a Covid e planejarmos as estratégias, quanto mais testes fizermos, mais saberemos onde o vírus está no estado e poderemos saber onde precisamos de leitos", afirmou o chefe do executivo.

O Governo do Estado está viabilizando o envio de testes para os 224 municípios do Piauí. O diretor do Hospital Natan Portela, dr. José Noronha, ressaltou que os testes possuem metodologias diferentes de aplicação, o que define seu destino. "Alguns exames por pulsão sanguínea, precisam de uma estrutura mínima para serem realizados, outros, como os testes rápidos, não precisam, por isso definimos estrategicamente para onde estamos enviando", disse.

Professor da UFPI se cura da Covid-19

O departamento de física da UFPI emitiu uma nota informando a alta hospitalar do professor Cleanio Lima. Ele estava internado em estado grave em um hospital particular de Teresina desde o dia 29 de março com Covid-19.

O professou, o qual ficou na UTI e respirava com ajuda de aparelho, recebeu alta nesta segunda-feira (20) e, de acordo com a nota emitida pela UFPI, está curado e ficará em isolamento em casa.

Cleanio é professor, doutor em Física, pesquisador do CNPQ e esteve no Rio de Janeiro no último dia 13 participando de uma banca de pós-graduação. Ele retornou a Teresina no dia 14.

Isolamento chega a 61%

A capital apresentou melhoras nos índices de isolamento social na cidade como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. No domingo, o percentual de teresinenses em casa chegou a 61 %, um crescimento positivo diante dos demais dias que oscilaram. No sábado, por exemplo, foi registrado 51% de isolamento, e na sexta-feira, feriado antecipado do aniversário de Teresina, chegou a 56%.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade.

Sanitizações em Teresina

A Prefeitura de Teresina inicia nesta segunda-feira (20) a quarta semana de ações de sanitização em áreas externas de espaços públicos, evitando que se tornem foco de disseminação do novo coronavírus. Ao todo, 1.405 ações de higienização foram executadas nas três primeiras semanas, durante a atuação de agentes que percorrem a cidade com bombas costais, caminhões pipas e carros fumaceiros pulverizando soluções de água com hipoclorito de sódio em locais estratégicos da cidade.

Do total de 1.405 ações, 699 foram realizadas nas duas primeiras semanas e 703 na terceira. Dessa forma, 472 ações foram realizadas em Unidades de Saúde, 155 em lotéricas e bancos, 140 em grandes supermercados, 61 em terminais de ônibus, 313 em avenidas e praças e 37 em mercados municipais. Além desses pontos, cemitérios, delegacias, algumas instituições públicas, aeroporto, rodoviária, calçadões do centro, Polo de Saúde, shoppings e outros espaços públicos que seguem em funcionamento durante a quarentena receberam a visita dos agentes da Prefeitura.

Isolamento até 2022

Os esforços de distanciamento social para evitar o colapso hospitalar diante da pandemia de covid-19 podem ser necessários, ao menos de modo intermitente, até 2022. É o que estima um grupo de pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, em artigo publicado ontem na revista Science.

Os cientistas buscaram avaliar, para os próximos cinco anos, quanto o novo coronavírus, que recebeu o nome de Sars-CoV-2, deverá persistir na população humana após o estágio inicial da pandemia. Uma resposta concreta, dizem, dependerá de sabermos exatamente quanto vai durar a imunidade humana depois da contaminação ou de tomar uma eventual vacina.

Fonte Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES