17/04/2020

Casos confirmados de coronavírus sobem para 102 no PI, diz Sesapi

O Estado possui 1801 casos descartados


O boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (15/04) pela Secretaria de Saúde do Piauí apontou o aumento de 91 para 102 no número de casos confirmados de coronavírus e 8 mortes no Estado.

Segundo a Sesapi, foram confirmados mais 11 casos da doença ( 5 mulheres e 6 homens) , sendo 1 de Demerval Lobão, 1de Inhuma e o restante de Teresina. Com isso, 12 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de Covid-19.

O Estado possui 1801 casos descartados. São 106 internados (73 leitos clínicos e 33 em UTI) e 48 altas.

No Brasil, houve um aumento de 10,8% no número de mortes pelo vírus. Segundo o Ministério da Saúde, o país já contabiliza 1.924 mortes, sendo que eram 1.736 na quarta. De acordo com o novo balanço desta quinta (16), há atualmente 30.425 casos confirmados (eram 28.320, aumento de 7,4%).

Os estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (853), Rio de Janeiro (300), Pernambuco (160), Ceará (124) e Amazonas (124).

Painel de controle em Teresina

Para possibilitar que a população acompanhe o mapeamento de casos de Coronavírus em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o “Painel de Monitoramento da Covid-19”, na quinta-feira (16).

A plataforma permite que se obtenha dados como a quantidade atualizada de casos confirmados, de internações, de óbitos e, ainda, a lista de bairros onde há registro de pessoas que adoeceram após contato com o vírus.

O acesso ao painel web pode ser feito por qualquer cidadão que esteja conectado à Internet, através do link www.painelcovid19teresina.pmt.pi.gov.br . “O Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) da FMS gera um banco de dados com o boletim consolidado, que é disponibilizado para a plataforma web e, então, os dados são atualizados diariamente”, explica a enfermeira e uma das coordenadoras do COE, Francisca Rodrigues.

Ambulâncias especializadas

Para ampliar ainda mais as ações para o enfrentamento a pandemia de Coronavírus dentro do estado do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está locando, por um período de seis meses, 10 ambulâncias que serão destinadas exclusivamente para o atendimento de casos Covid-19 dentro do estado. A utilização dos veículos evitará que pacientes de outras enfermidades tenham contato com ambientes relacionados a Covid-19, promovendo assim um transporte adequado de todos os pacientes dependendo de suas necessidades.

Além disso, a Sesapi também já possui um processo para aquisição de outros 30 veículos que serão distribuídos pela rede estadual de saúde, visando assim melhorar o suporte a população por todo o estado.

Pesquisa amostral em Teresina

A prefeitura de Teresina, em parceria com o Instituto Opinar, está realizando duas pesquisas sanitárias na capital, que incluem testes para COVID-19 envolvendo 900 pessoas. O objetivo é conhecer a situação da pandemia do coronavírus na cidade.

A amostragem das pesquisas será aleatória por estratos de sexo e idade, conforme dados populacionais atualizados das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana. Os questionários com perguntas sobre a saúde dos entrevistados serão aplicados em três etapas, sendo 300 entrevistas de cada vez.

“A pesquisa e coleta de exames estão sendo feitas por técnicos de nível superior, todos identificados. É uma pesquisa amostral para saber a situação do vírus na cidade”, explica Jesus Mousinho, diretora de Assistência Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), ressaltando que o fornecimento e a coleta dos testes rápidos para COVID-19 serão feitas por equipe treinada da Fundação.

Aplicativo de consultas médicas

O aplicativo Monitora Covid –19 foi lançado para ajudar o piauiense nesse momento de enfrentamento ao coronovírus. A população pode baixar, identificar sintomas, ver a rede mais próxima para atendimento de saúde e até falar diretamente com um médico. A utilização do Monitora Covid-19 permitirá que as pessoas recebam o atendimento em suas residências por meio do celular.

Para o primeiro acesso clique em criar conta, logo em seguida serão solicitadas informações importantes como nome completo, CPF, nome da mãe, sexo, endereço completo, número do celular e logo depois a criação de uma senha pessoal. Em passos simples você inicia o aplicativo e informa seu estado e cidade, logo em seguida você tem acesso a informações sobre o coronavírus, como formas de transmissão e medidas de higiene.

“É uma espécie de pré-triagem de consulta através do seu celular onde teremos um call center com médicos profissionais disponíveis para atendimento, o paciente vai dizer o que está sentindo, febre, tosse, entre outros e a partir daí será realizado pelo médico um diagnóstico, a partir disso será tomada as medidas necessárias, seja um encaminhamento para um hospital ou tratamento e isolamento em casa”, explica o governador Wellington Dias.

Coronavírus no mundo

O mundo registrou 2.107.331 infecções pela pandemia da covid-19, doença causada pelo coronavírus, até as 12h30 desta 5ª feira (16.abr.2020). A doença já matou 139.805 pessoas no mundo. EUA, Itália e Espanha seguem com os maiores números de mortes.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES