O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias (PT) durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/e/4OciGXR7ONJFRu2bmYIA/instituto-de-ciencias-basicas-da-saude-ufrgs.jpg)
Testes da Covid-19 — Foto: ICBS/Divulgação
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou nesta segunda-feira (30) que os prefeitos de Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas e Caraúbas tiveram testes negativos para contaminação pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. Os prefeitos fizeram testes após a morte do prefeito de São José do Divido pela Covid-19.
Ainda segundo Wellington Dias, cerca de 40 pessoas que tiveram contato com o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, foram mapeadas e isoladas. Estas pessoas devem fazer os exames para verificar se foram contaminadas com o coronavírus.
O prefeito Antônio Nonato Gomes, conhecido como Antônio Felício, tinha 57 anos e chegou a ser atendido no Hospital Municipal Dr.José de Brito Magalhães, em Piracuruca, mas não resistiu. Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Fonte: 180