04/09/2018

Elmano defende criação de escolas profissionalizantes e planeja investimentos para fortalecer agricultura familiar

Divulgação

O candidato a governado do Piauí, Elmano Férrer (PODEMOS), o Véin Trabalhador, ao ser questionado sobre suas propostas para a educação no Piauí durante debate realizado nesta segunda-feira (03), afirmou que em seu plano de governo tratará como prioridade a valorização do professor e defendeu a criação de escolas profissionalizantes para formação de alunos recém saídos do ensino médio.

“A educação no Piauí não está sendo bem avaliada pela população, haja vista a falta de valorização da pessoa mais importante da educação que é o professor. Nós acabamos de testemunhar uma greve de 70 dias, a luta dos servidores inicialmente e professores através dos seus sindicatos para ter direito ao piso salarial. Em nossa administração partiremos da valorização do profissional. Em segundo lugar, um local com instalações dignas que possa permitir aos alunos e professores maior aprendizado e satisfação”, declarou.



Elmano assegurou ainda, que se for eleito, trabalhará para melhorar o programa de carreira e salários do magistério e elegerá profissionais capacitados para cuidar da secretaria de educação. “Para isso, designaremos uma pessoa com capacidade, e não atendendo por critérios político ou particular, um profissional a altura para dirigir uma importante secretária como é a de educação”, acrescentou.

A formação de jovens no ensino profissionalizante é outra área de primazia no governo do candidato. Para que tenham oportunidade ainda cedo no mercado de trabalho, Férrer ressaltou a importância do ensino técnico. “Porque hoje quando o jovem termina o ensino médio, ele sai preparado para ir para universidade e não para se inserir no mercado de trabalho. E muitos não conseguem ingressar logo no faculdade e ficam sem emprego e sem ensino superior. Então, será nossa prioridade, dentre outras, a educação profissionalizante”, explicou.

Indagado sobre o que fará em seu mandato para fortalecer as câmeras setoriais, o Véin Trabalhador alegou que na área de geração de emprego e renda dará apoio às micro e pequenas empresas seja na zona urbana ou rural, e que reforçará investimentos na agricultura familiar. Como secretário de planejamento, Elmano efetuou o primeiro programa no estado com recursos do Banco Mundial voltado para os pequenos empreendimentos com diálogo direto com as associações de pequenos produtores.

Tratando sobre o tema de segurança hídrica, o candidato lamentou a situação que se encontra grandes obras hídricas do atual governo que estão paralisadas. “É um problema grave e falta vontade política para resolver o problema da segurança hídrica”, disse. Em seu plano governo, Elmano Férrer planeja ações que garantam o abastecimento, em especial as regiões do semiárido, obras de revitalização de açudes, além da implantação de sistemas de abastecimento rural por meio de poços.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES