23/08/2018

Sesc Caixeiral promove curso sobre historiadores e projeto de pesquisa



O Sesc Caixeiral promove o curso “O ofício do historiador e o projeto de pesquisa”, que será ministrado pelo professor Josenias dos Santos Silva entre os dias 27 e 31 de agosto, totalizando 10 horas/aulas.

O objetivo do curso é discutir os caminhos e descaminhos da pesquisa contemporânea em história, situando os desafios do ofício do historiador diante da elaboração do projeto de pesquisa e da sua relação com as fontes históricas.

No conteúdo programático constam tópicos como a pesquisa contemporânea em história e os novos problemas de investigação, as fontes históricas, conceitos e categorias de análise em história, a escrita da história, a construção e a problematização do tema de pesquisa, as etapas do projeto de pesquisa em história e a elaboração do projeto de pesquisa.

Sobre Josenias dos Santos Silva
Josenias é mestre em História do Brasil pela UFPI, membro dos grupos de pesquisa “História social da cultura: literatura, imprensa e sociedade” (UNIFESP) e “História, Literatura e Sociedade” (UFSC), cadastrados no CNPq. Tem experiência na área de história, com ênfase na História Social da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, Literatura, Imprensa, Ensino de História do Brasil Republicano e América Independente.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES