24/07/2018

De Tempos em Tempos, Literatura promoverá palestra sobre arte e cultura popular



O projeto “De Tempos em Tempos, Literatura” promoverá palestra sobre arte e cultura popular que será mediada pelo produtor cultural, escritor e professor de literatura Jorge Barbosa.

Será na próxima sexta-feira (27), às 15h, no Sesc Caixeiral, em Parnaíba. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Para grupos, é necessário fazer agendamento. 

Na palestra serão abordadas as relações dos fazeres artísticos e cultura popular desde a Grécia Antiga até o momento atual, numa conversa descontraída que passará por várias regiões geográficas, tempos, épocas e algumas peculiaridades da cultura nacional. Também serão enfocadas as relações políticas de arte, cultura popular e indústrias culturais, suas projeções e consequências.

Conheça mais sobre o artista convidado
Jorge Barbosa Filho é mais conhecido como Jorge do Irajá. Nasceu no Rio de Janeiro, onde viveu no subúrbio, no bairro do Irajá, até 1984. Aos nove anos já rabiscava os primeiros poemas.

Com 18 anos escreveu o primeiro livro de poemas "Poesia ou Crime Quase Perfeito", no Rio de Janeiro. Em São Paulo lançou “Mais”, em 1985, e em Florianópolis lançou "Mequetrefes", em1990. Já em Curitiba, trabalhou como produtor e angariador de apoios culturais para a Rádio Educativa do Paraná, entre 1997 e 1999, e escreveu na Revista Ideias, com a coluna literária “Diversos” nos anos de 2007 e 2008.

Formou-se em Licenciatura/Português em 2003. Lecionou em diversos colégios de Curitiba e Região Metropolitana, além de ministrar, palestras e oficinas de criação e sensibilização poética para as Secretarias de Educação e Cultura, Biblioteca Pública do Paraná, colégios particulares e no Sesc Paraná, na capital e no interior. 

Contribuiu na implantação do circuito de recitais em Curitiba. Nesta cidade, lançou “Buquês de Alfafas” pela Editora Kafka Edições Baratas em 2005 e “Ópera 44” em 2006.

Mora atualmente em Parnaíba, cantando blues e sambas na varanda nos finais de semana. Trabalha como captador de eventos e realiza oficinas de criação e sensibilização poética, oficinais para professores de educação e outros, além de recitais performáticos.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES