03/10/2017

Pena pesada e adeus à Série D: os riscos do Tubarão com a possível punição no TJD-PI

Caso seja constatado erro na escalação de Garcês, Parnahyba pode perder vaga na final da Copa Piauí, cair para a lanterna e encerrar planos de retorno ao Brasileirão em 2018 

 
Felipe Garcês, atacante do Parnahyba (Foto: Blog do Jonys) 

O futuro do Parnahyba em 2018 está em xeque. Afinal, o clube do litoral viu ameaçada a classificação à final da Copa Piauí por uma suposta escalação irregular de um jogador no torneio sub-21. Com as suspeitas de que o atacante Felipe Garcês, de 17 anos, teria entrado em campo em condição irregular, a diretoria azulina esbarrou na queixa que aponta descumprimento do regulamento - prevê inscrição apenas de atletas com idade entre 18 e 21 anos. Embora o clube negue qualquer erro, o que está em jogo? 

Caso seja julgado e punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), o Parnahyba pode perder 12 pontos e arruinar de vez os planos de retornar à Série D. Regularizado dia 15 de setembro, Felipe Garcês atuou em quatro partidas. Em três ocasiões em que o jogador esteve em campo, o Tubarão venceu três delas e perdeu apenas uma. Apesar disso, o clube perderia os três pontos para cada escalação de Garcês. 
 
Tubarão pode ser prejudicado com possível punição na Copa Piauí (Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com) 

Como ficaria a nova tabela? 
Vice-líder da tabela com 14 pontos, o Parnahyba despencaria na classificação geral da Copa Piauí. Atrás do líder 4 de Julho apenas por ter menor saldo de gols, o Tubarão cairia para último lugar e ficaria com dois pontos com o possível gancho.

ATUAL CLASSIFICAÇÃO COPA PIAUÍ 
1º 4 de Julho: 14 pontos (4 vitórias, 6 gols de saldo)
2º Parnahyba: 14 pontos (4 vitórias, 2 gols de saldo)
3º River-PI: 10 pontos
4º Piauí: 7 pontos
5º Flamengo-PI: 3 pontos 

CLASSIFICAÇÃO COM A PERDA DE PONTOS 
1º 4 de Julho: 14 pontos (4 vitórias, 6 gols de saldo)
2º River-PI: 10 pontos
3º Piauí: 7 pontos
4º Flamengo-PI: 3 pontos
5º Parnahyba: 2 pontos 

 
Presidente do Parnahyba nega erro em escalação. FFP deve oferecer denúncia ao TJD-PI 
(Foto: Ramiro Pena/GloboEsporte.com) 

O que diz o CBJD? 
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) trata do assunto. O artigo 214 cita que, em casos de inclusão de atletas em equipes em condição irregular, o clube pode ser punido com “a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida”. O documento ainda prevê pena de R$ 100 a R$ 100 mil caso seja configurada a infração. Os placares dos jogos em que Garcês atuou permaneceriam inalterados. 

Ciente do risco que corre o Parnahyba, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) iniciou internamente um levantamento de dados que possam dar vazão à denúncia. Parte interessada na provável perda de pontos, o River-PI, terceiro colocado na tabela da Copa Piauí, deve fazer uma notícia de infração e motivar a denúncia. O TJD-PI ainda não foi acionado.

Fonte: GloboEsporte.com, Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES