25/10/2017

Dia D: reunião entre FFP e clubes deve definir novo formato do Piauiense 2018

Representantes de River-PI, Fla-PI, Altos, 4 de Julho, Parnahyba e Piauí apresentam e analisam propostas para novo regulamento do estadual. Arbitral está marcado para às 16h 

 
Representantes dos seis clubes devem definir melhor modelo do Piauiense 2018 (Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com) 

Marcada para esta quarta-feira, a segunda reunião entre a Federação de Futebol do Piauí e os seis clubes que vão disputar o Campeonato Piauiense 2018 deve selar o novo formato da disputa estadual. No encontro, representantes de River-PI, Altos, 4 de Julho, Parnahyba, Piauí e Flamengo-PI vão apresentar suas propostas e sugestões do melhor modelo de disputa do estadual do ano que vem, bem como o regulamento específico do torneio que deve garantir ao campeão vaga nas principais competições nacionais de 2019. O arbitral está marcado para às 16h, na sede da FFP, no Centro de Teresina. 

Nos últimos dois anos, o Campeonato Piauiense foi realizado em duas fases. Quem conquistasse o primeiro turno levava a Taça Estado do Piauí, e quem levasse a segunda perna do torneio ficava com a Taça Cidade de Teresina. Desta forma, a grande decisão foi realizada colocando os dois campeões frente à frente. Caso o clube conquistasse os dois turnos, ele seria declarado campeão direto. 

O desejo de mudar o formato não segue uma obrigação, mas o regimento interno da FFP permite que a mudança aconteça de dois em dois anos. O único que esboçou proposta na primeira reunião foi o presidente do Altos, Warton Lacerda que reforçou a importância da alteração para evitar polêmicas. 

Na segunda-feira, cronistas de futebol do estado se reuniram o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, para debaterem essas novas propostas. Além disso, foram sujeridas mudanças no regulamento, na fórmula de disputa do estadual, entre outros pontos que devem ser encaminhados aos clubes no arbitral desta quarta. 

Clubes e FFP vão definir novo estadual (Foto: Stephanie Pacheco) 

O formato de disputa do Piauiense que mais agradou aos dirigentes de clubes e a cúpula da FFP é inovadora. De acordo com a proposta, o estadual pode ter confrontos diretos de ida e volta a cada duas rodadas. Com isso, os clubes A e B se enfrentam na primeira rodada no estádio do clube A, e, na rodada seguinte, o confronto acontece novamente entre ambos, mas no estádio do clube B. O vencedor do confronto nos 180 minutos levando-se em consideração o placar agregado conquista os três pontos. Caso o placar agregado termine empatado, cada time ganha um ponto. 

Após os 10 jogos da primeira fase, os quatro melhores colocados da tabela de classificação avançam ao mata-mata da semifinal e final, que deve acontecer em dois jogos (ida e volta).

Fonte: GloboEsporte.com, Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES