22/06/2017

Prêmio Sesc de Literatura 2017 anuncia vencedores



José Almeida Júnior e João Meirelles Filho são os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2017 nas categorias Romance e Conto, respectivamente. Os autores concorreram com os livros Última Hora e Poraquê e Outros Contos, sendo selecionados em um universo de 1.793 obras inscritas: 980 romances e 813 coletâneas de contos. 

Natural de Mossoró, José Almeida Júnior, de 34 anos, reside em Brasília, onde exerce o cargo de Defensor Público do Distrito Federal. Seu romance Última Hora tem como pano de fundo o jornal fundado por Samuel Wainer. Nele, o personagem fictício Marcos, que foi vítima de tortura no Estado Novo, vive o drama de trabalhar para o periódico que apoia o governo Vargas, por conta de necessidades financeiras. 

“Desde quando comecei a escrever ficção meu objetivo era participar do Prêmio Sesc. O concurso virou referência para o escritor ainda não publicado e ganhá-lo é a consagração do que me propus quando resolvi me aventurar na literatura”, destaca José, que para embasar os fatos históricos narrados no livro consultou jornais da época, anais da Câmara dos Deputados e autos da CPI que investigou o Última Hora. 

A obra vencedora na categoria Conto tem como tema central o meio ambiente, que é o cotidiano de João Meirelles. Ativista ambiental e empreendedor social, o paulista de 57 anos mora com a esposa há 13 anos em Belém do Pará, onde se dedica à região da Amazônia. Poraquê e Outros Contos é sua primeira incursão no campo da ficção. Em oito contos, ele trata da relação do homem e o desconhecido na Amazônia, seja diante do impacto de mudanças climáticas, seja das encantarias. “É inexplicável a emoção de ganhar o Prêmio Sesc. Um estímulo para seguir na ficção”, disse. 

O Prêmio Sesc de Literatura identifica novos escritores que tenham obras com qualidade literária para edição e circulação em todo o país. Além do reconhecimento nacional, os vencedores têm seus livros publicados pela Editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares, e participam de eventos literários promovidos pelo Sesc. A primeira agenda da dupla vencedora será na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) 2017, onde participarão de um bate-papo com o público, dentro da programação do Sesc Paraty. O lançamento dos livros será realizado em novembro.

Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES