22/06/2017

Deslize pode azedar Tubarão, Altos e Galo na Série D: o que precisam para avançar?

Três equipes piauienses na competição chegam à última rodada com boas chances para classificação. Se empatar? Se perder? Se ganhar? Confira o que pode comprometer a vaga no mata-mata 



Em 2017, devido ao aumento na competição e ao rebaixamento do River-PI em 2016, o Piauí tem pela primeira vez três equipes disputando a Série D. Além de qualidade, os times do estado têm mostrado também quantidade, chegando à última rodada com boas chances de classificação para o mata-mata. Parnahyba em primeiro, Altos e River-PI em segundo, nos seus respectivos grupos, dependem apenas de si. Porém, precisam ficar atentos para não deixar a vaga escapar pelos dedos e adiar o sonho de brigar pelo acesso. Confira abaixo a a situação de cada um. 

Altos
Apesar de estar na segunda posição do Grupo A4, o Altos tem situação relativamente tranquila para avançar de fase. Isto porque, na última rodada, o Jacaré enfrenta em casa o Tocantins, lanterna e já sem chance de classificação. Caso tropece, no entanto, pode dar adeus à Série D. Confira as possibilidades. 

Uma vitória simples em casa praticamente garante a classificação altoense (Foto: Wenner Tito) 

Vitória: com sete pontos, o Altos chega a 10 caso vença o Tocantins. Pode ultrapassar o líder Santos-AP caso o Peixe amapaense seja derrotado pelo Cordino no outro jogo do grupo. Em caso de outro resultado na partida do Amapá, os 10 pontos são suficientes para garantir ao menos a segunda posição. Apesar de não ser possível cravar matematicamente que o Altos fique entre os 15 melhores vice-líderes que avançam para a segunda fase, a probabilidade é alta: em 2016, seis equipes se classificaram terminando em segundo com nove pontos ou menos.
Empate ou derrota: se não somar os três pontos e o Cordino vencer o Santos-AP, o Altos cai para terceiro e está automaticamente eliminado. Caso os maranhenses tenham o mesmo resultado que o Jacaré, seja de empate ou derrota, o clube piauiense ainda se mantém em segundo e com chances de classificação, mas corre um sério risco de ficar entre os dois piores vice-líderes e ficar na primeira fase. 

River-PI
Se vencer fora de casa, River-PI avança; se empatar ou perder, precisa rezar (Foto: Victor Costa/RiverAC) 

O Galo também depende só de si, mas tem um desafio mais complicado: enfrenta na última rodada o líder do grupo, Guarany de Sobral, fora de casa. Em caso de empate ou derrota o time também pode se classificar, mas precisa secar o Maranhão, que joga em casa contra o lanterna, e também os adversários dos outros grupos. Veja os possíveis cenários. 

Vitória: neste caso, a matemática é simples: o River-PI tem nove pontos e caso vença o Guarany chega a 12, assume a liderança do Grupo A5 e avança para a segunda fase.

Empate ou derrota caso o Maranhão não vença: Se os maranhenses não conseguirem superar o Potiguar em casa, o Galo garante a segunda posição do grupo e mantém boas chances de avançar entre os 15 melhores vice-líderes.

Empate ou derrota com vitória do Maranhão: Neste caso, o River-PI seria eliminado. Mesmo que empate os maranhenses atingem o mesmo número de pontos (dez), mas levam a melhor no saldo de gols (hoje 2 contra 0).

Parnahyba
O Tubarão é o único entre os piauienses que lideram a sua chave, chegando à última rodada na ponta do grupo A6 com nove pontos, mesma quantidade do Globo-RN. O time potiguar é também o adversário da última rodada e um empate garante o Tubarão na próxima fase. Em caso de derrota, é preciso secar. Veja as possibilidades: 
 
Parnahyba lidera grupo e precisa apenas de um empate para garantir vaga na segunda fase (Foto: Didupaparazzo) 

Vitória ou empate: o Parnahyba está empatado com o Globo-RN em nove pontos na liderança, mas leva vantagem no saldo de gols (4 contra 2). Com um empate, o time fica à frente e não pode ser alcançado pelas outras duas equipes da chave, que tem apenas seis pontos. 

Derrota: caso seja derrotado pelo Globo-RN, o Parnahyba permanece com nove pontos e poderia ser alcançado pelo vencedor do confronto entre América-PE e Guarani de Juazeiro. No entanto, o adversário também precisaria tirar uma boa diferença de saldo (seis no caso do América, e oito no caso do Guarani). Garantindo a vice-liderança, resta torcer para não ficar entre os dois piores segundo colocados. 

Todos os jogos da última rodada da Série D acontecem no domingo, às 18h. Por enquanto, os três times piauienses avançariam para a segunda fase. Pelo regulamento da competição, os confrontos da segunda-fase ficariam assim: Santos-AP x Altos; River-PI x Rio Branco-AC e Parnahyba x Globo-RN. Jacaré e Galo decidiriam classificação fora de casa, diferente do Tubarão.

Fonte: Globo Esporte PI/Edição: Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES