22/08/2015

Manifestantes fazem movimento e hostilizam ministro do STF no Piauí

Com os ânimos acirrados, os servidores portavam faixas com frases de repúdio e por pouco não impediram a passagem do veículo do ministro.


Manifestantes tentaram impedir a passagem dos veículos (Foto: João Brito Jr/O Olho)

Servidores do Judiciário Federal realizaram uma manifestação na frente do Fórum Cível e Criminal em Teresina, durante a visita do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com os ânimos acirrados, os servidores por pouco não impediram a passagem do veículo do ministro e portavam faixas com frases de repúdio. 

Homens das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) e da Força Tática tiveram que interver na situação. O veículo que seguia com o ministro ficou cercado. 


MANIFESTAÇÃO

Os servidores que estão em greve em vários estados e também no Piauí, afirmam que se manterão paralisados por tempo indeterminado. O movimento que teve início no último dia 10 de junho, visa receber um reajuste salarial que há nove anos não é concedido. 

De acordo com Francisco Gomes, diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (Sintrajufpi), o ministro tem alegado que o STF não possui recursos para conceder o reajuste, mas por outro lado, tem concedido benefícios para toda a categoria no Judiciário Federal. 

Servidores estão paralisados no Piauí há dois meses (Foto: João Brito Jr/O Olho)

“Temos hoje uma perda salarial de 70%. Como é que podemos viver nos dias de hoje com um salário de nove anos atrás? Eles nos fizeram uma proposta que prevê o parcelamento em quatro anos do percentual destinado aos servidores, mas sem repor as perdas passadas. Isso sequer cobre a inflação futura prevista”, destacou.

PARALISAÇÃO
Ainda de acordo com Francisco Gomes, 70% dos servidores do Judiciário Federal estão paralisados no Piauí, e apenas 30% trabalham em uma jornada de trabalho reduzida. Segundo ele, os principais serviços como a emissão de título eleitoral funcionam apenas até as 9h da manhã. Já as audiências estão sendo remarcadas.

Fonte: O Olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES