Acontece
na noite desta terça-feira (30/09), o penúltimo debate com os
candidatos a governador do Piauí. A troca de propostas será na TV Clube,
afiliada à Rede Globo de televisão.
A condução do debate será feita pela jornalista Zileide Silva, que pela terceira vez vem ao estado para este tipo de apresentação, a última foi para o primeiro turno das eleições para prefeito de Teresina em 2012.
Vão participar do debate os candidatos Maklandel Aquino (PSOL), Mão Santa (PSC), Wellington Dias (PT) e Zé Filho (PMDB), apenas os que têm representação no Congresso Nacional. Daniel Solon (PSTU), Lourdes Melo (PCO) e Neto Sambaíba (PSL) ficam de fora. O debate deve seguir as regras tradicionais, as mesmas seguidas nos anteriores, onde divididos em blocos, candidatos fazem perguntas entre si, ora por sorteio, hora por livre escolha, temas também serão disposto em dados momentos.
Quarta-feira (01/10) será realizado o último debate deste turno, pela TV Meio Norte, que também só deve contar com a presença dos quatro candidatos que tem representação no congresso, assim como fez no primeiro debate.
O debate terá 80 minutos de duração, e deve ser iniciado à 22h50. Todas as afiliadas da Rede Globo no país devem realizar o debate nos estados ao mesmo tempo.
COBERTURA EM TEMPO REAL
21h10 - Militantes dos candidatos que vão participar do debate já se concentram na porta da TV Clube e cantam as músicas de campanha.


22h20 - O candidato Zé Filho (PMDB), que chegou a emissora e foi recebido por uma multidão de simpatizantes, falou da expectativa para o debate. “É mais uma oportunidade que a TV Clube vai dar ao povo do Piauí. Essas oportunidade são importantes, para que o povo possa escolher bem o seu governador. Acho que algumas questões devem ser esclarecidas, temos que discutir propostas, mas esclarecer ao povo do Piauí o que acontece”, afirmou.

22h23 - O candidato Maklandel Aquino (PSOL), mostrou-se confiante com o debate. “Nós temos a oportunidade ímpar de dialogar com o Piauí inteiro nessa emissora que tem uma audiência muito grande. Há muitas incoerências nas propostas dos outros candidatos que já foram governo e é por ai que vamos mostrar as nossas propostas que são mais viáveis”, disse.

22h25 - O candidato Mão Santa (PSC) destacou, ao conversar com a apresentadora ileide Silva, o tom forte que adotará no debate, e comentou que deve falar dos casos de denúncias de corrupção que envolvem seus adversários.

22h31 - O candidato Wellington Dias (PT) preferiu não falar sobre a expectativa para o debate. Seu assessor Wellington Soares disse que seria possível apenas o registro fotográfico, pois o candidato estava se concentrando para o debate.

COMEÇA O DEBATE 22h50 – Após a apresentação dos candidatos e das regras, a mediadora Zileide Silva inicia o debate.
22h53 – Zé Filho pergunta para Wellington Dias: O senhor tem muitas pendências que precisam ser esclarecidas, como o processo no STF sobre o caso Algodões. Quando o senhor vai depor?
Wellington Dias responde: tenho insistido: não fui notificado. Mas vou conceder como sempre faço. Outros processos foram arquivados e quero tratar de propostas. Estive em Cocal e ali encontramos uma situação em que as pessoas atingidas reclamaram pelo valor que está atrasado. Mas quero fazer um acordo.

Zé Filho: o candidato costuma achar que tudo é normal, tudo para o Pt é normal. Ele responde pelo crime de prevaricação, por homicídio. Se fosse eu não teria coragem nem de ser candidato. É o Supremo, que julgou seus amigos do mensalão que estão presos. Pessoas morreram, o senhor deve dar uma resposta ao povo do Piauí.
Wellington Dias: não há sentido na denuncia feita. As vitimas atingidas pelo desastre quero negociar a respeito das indenizações. Quero fazer a barragem de concreto e de forma segura, beneficiando as pessoas e com projeto de irrigação.
22h58 – Mão Santa pergunta a Wellington Dias: Há várias promessas que não aconteceram, ferrovias, refinarias... A vossa excelência continua fazendo promessas...
Wellington Dias responde: Vou retomar obras que deixei em andamento como o porto, Centro de Convenções, aeroporto de São Raimundo Nonato. A ferrovia Transnordestina está em obras, com recursos da presidenta Dilma, quero aposta em infraestrutura e dar condições de portos, comunicação e energia para que tenhamos desenvolvimento.

Mão Santa: o que o Piauí viu é que nada aconteceu, os estados vizinhos ganharam tanta coisa e aqui nada. Mas R$ 180 mil foram encontrados, na cueca, em tanto lugar e até na cueca...
Wellington Dias: vim tratar de propostas, meus adversários estão na linha da baixaria. Existe aqui candidatos pessimistas que não acreditam no Piauí. Disseram que não ia ter curso de medicina em Parnaíba e é uma realidade. Quero me preocupar com o que ainda vamos fazer, como a infraestrutura necessária para nós crescermos.
23h02 - Wellington Dias pergunta para Maklandel: maior parte da população são mulheres. Qual a política que o senhor tem para as mulheres do Piauí?
Maklandel: dá dignidade para as mulheres que até hoje não tiveram, dar creche para as mulheres, coisa que a Dilma não fez e que o senhor não fará. Fazer valer a Lei Maria da Penha e levar para o Piauí. Dar as mulheres condição de ter salário igual, coisa que está na lei, mas não está em prática. Garantir que as mulheres participem do debate político.

Wellington Dias: concordo com o candidato. Para as gestantes queremos que o hospital materno-infantil seja uma realidade e fazer um hospital da mulher, ampliar o atendimento às servidoras. Assegurar as condições das mulheres empreendedoras.
Maklandel: respeitar as mulheres significa fazer maternidades. O senhor foi governador e quantas maternidades foram feitas. Olha a situação da Evangelina Rosa? Passou o governo e seguiram seu governo numa situação precária. Vamos reverter esse quadro e levar as maternidades para o estado.
23h07 – Maklandel pergunta para Zé Filho: o senhor foi vice do Wilson Martins e contraiu quase R$ 3 bilhões de empréstimos e comprometeu o PIB. Pretende continuar com administração desastrosa?
Zé Filho: avançamos muito, nas estradas, escolas de tempo integral segurança pública. Tiramos mais de mil policiais de serviços democráticos e e com o HGV atendendo em plantão. Foi um avanço muito grande que conseguimos. Avançamos muito e vamos avançar mais.

Maklandel: o estado está infringindo a lei de responsabilidade fiscal e comprometendo a folha de pagamento. Contratou vários comissionadose faz da sua gestão um cabide de empregos.
Zé Filho: o senhor continua revoltado e mal informado. Deveria estudar mais. O senhor está jogando na plateia, deve falar a verdade, não estamos aqui no teatro, o senhor está aqui como um ator. Olha o que fizemos com Iapep saúde.
23h35 - PERGUNTAS POR TEMA
SANEAMENTO BÁSICOZé Filho pergunta para Mão Santa.Qual seu projeto de esgoto para o Piauí?
Mão Santa: No meu governo fizemos projeto para o Rio Parnaíba, que vinha combater a mortalidade infantil. Queremos levar água potável para todos. Isso vem melhorar a saúde também do povo piauiense.

Réplica Zé Filho: Não fez mais que sua obrigação como governador. No nosso governo vai fazer plano arrojado de saneamento básico, pois entendemos que com ele daremos mais saúde ao povo.
Tréplica Mão Santa: Temos que avançar nesta área. Eu levei muita água para os bairros pobres de Teresina. A água potável não pode faltar. Andei e vi muita falta de água.
GOVERNABILIDADE
W. Dias pergunta para Zé Filho
Como está o governo do Piauí?
Zé Filho: A governabilidade está tranquilo. Antes do TCE-PI cancelar licitações eu já havia determinado a suspensão. Não foi pago nenhuma. Nós estamos cumprindo nosso papel. Obras paradas são do seu tempo.
Réplica de W. Dias: Fiz muito esgotamento sanitário, inclusive, em Parnaíba. Sobre governabilidade queremos ter um orçamento participativo, descentralizado, boa relação com Alepi, Judiciário e participação forte da população, que será ouvida.

Tréplica Zé Filho: O candidato W. Dias se faz de bom moço. EU queria que você citasse uma obra sua, sem atrelamento do Governo Federal. Não existe.
SECA
Mão Santa pergunta para Maklandel Aquino
O que tem para fazer sobre a seca
Maklandel Aquino: Estou aqui para resolver o problema da seca. Os candidatos que aqui estão nãor esolvem porque existe a indústria da seca. Preerem que tenham a dependência do carro pipa, uma industria perversa. Eles não adotam questções que resolvam o caos. Nós nos comprometemos. Além disso deixaram barragens romper deixando pessoas morrerem.
Réplica Mão Santa: Professor, temos muita água no Piauí. Em nosso governo nós mantemos todas as barragens pelo Piauí afora. Os governos passados não aproveitaram as adultoras, deixando o estado com mazelas com a falta de água.
Tréplica Mão Santa: Piauí, não acreditem nestas propostas destes governos que já estiveram aí e não resolveram o problema da seca. Nós sim, temos este compromisso.

EDUCAÇÃO
Maklandel Aquino pergunta para W. Dias
Qual sua proposta para a Educação?
W. Dias: Nós vamos trabalhar de forma integrada com o Governo Federal, isso facilita. Vamos fazer parcerias. Em cada município queremos ter o ciclo de educação completo, desde o ensino fundamental até a Universidade. Queremos um Pronatec mais estruturado e escolas de tempo integral em todo o estado.
Réplica Maklandel Aquino: Não entendi esse caráter integrado de seu governo, porque já esteve no poder não fez. Fez foi fechar escolas. Também não falou sobrea valorização do professor. Queremos ser governador apra valorizar nossos professores.
Tréplica W. Dias. Nós vamos sim valorizar todos as categorias e logicamente os processores. Quero criar uma escola de foramção completa, com mais qualificação. Queremos qualificar o gestor para ter uma gestão de qualidade.

SEGUNDO BLOCO23H33 - Maklandel pergunta para Zé filho: qual sua proposta para a cultura do Piauí.
Zé Filho: nós temo muitas propostas e incentivamos a cultura. Reformamos o teatro todinho e conversamos com pessoas importantes. Não só patrocinando festas como fez o governo passado. Queremos diversificar a cultura na capital e no interior.
Maklandel: temos enorme respeito pela classe artística do nosso estado. Diferente do que o governo faz. Queremos destinar 1,5% do orçamento para cultura e incentivar a cultura. Trabalhar junto com os artistas e recuperar escolas de teatro. Queremos que essa cultura seja promovida nas escolas.
Zé Filho: quero dizer ao povo do Piauí que já existe uma lei que trata exatamente disse. No nosso governo vamos criar a secretaria de cultura, está no nosso plano de governo e vamos incentivar cada vez mais.
23h37 – Wellinton pergunta para Maklandel: sobre o idosos, vamos aumentar a expectativa de vida, mas precisa de estrutura. Qual a sua proposta para o idoso?
Maklandel: vamos fazer valer a lei da terceira idade e levar a delegacia do idoso para o interior além de garantir o passe-livre. Vamos legalizar uma série de propostas. Peço que o senador visite a Casa do Ancião, para saber a situação Dops idosos. Temos respeito pelos idosos, queremos acabar com o fator previdenciário instituído com vocês.

Wellington: o senhor precisa ver como era a Vila do Ancião quando eu assumir e como está hoje. Eleito quero melhorar esse atendimento, e centralizar isso para várias áreas. Se o idoso quiser estudar, teremos estrutura para isso.
Maklandel: queremos garantir que o idoso tenha dignidade e não como faz o fator previdenciário. Dar estrutura para eles, pois contribuíram muito.
23h41: Zé Filho pergunta para Mão santa: qual sua opinião sobre os R$ 180 mil no carro do primo do senador petista?
Mão Santa: isso é uma vergonha, o PT esteve sempre nas páginas policiais. Hoje o Piauí só é destaque por coisa ruim, diferente de antigamente. Tenho compromisso com as leis de deus. Tudo de ruim começou nesse governo do PT. Teve o caso do desvio de recursos da secretaria de saúde e no outro dia pegou fogo.
Direito de resposta Wellington Dias: em respeito a população registro que nesse processo sequer sou testemunha. Até a Rede Globo fez uma matéria e corrigiu. Estamos na última semana e queremos que os senhores apresentem alguma proposta, quero organizar o estado.
Zé Filho: o candidato do PT é engraçado, o único que não apresentou proposta foi ele. Nunca concluiu o centro de convenções, nem o porto, três secretários deles foram acusados de desvio. O senhor quer dar um de bom moço.

Mão Santa: o que podemos afirmar é o seguinte, nos propomos a reconstruir o Piauí. Quando começou o governo do PT começou a levar o Piauí ao caos. Eles fecham a UESPI, as creches e com indústrias que nunca nasceram, foi um governo de mentira e corrupção.
23h47 – Mão Santa pergunta para Maklandel: qual sua proposta para as ações sócias?
Maklandel: gostaria de lembrar que não dá para dotar nomes que façam referência ao gestor numa política do estado. Isso não é moralidade. Adotaremos políticas de estado e não de governo. Vamos permitir que nossos cidadãos sejam respeitados. As pessoas que procuram atendimento nos hospitais públicos é um direito.
Mão Santa: O PT acabaram com os programas e mudaram os nomes. Levaremos no nosso governo a responsabilidade da ação social, onde eu ando as pessoas lembram e o PT acabou.
Maklandel: não vamos confundir políticas de governo com políticas assistencialistas. Garantir que o cidadão tenha condição de se manter, ter seu negócio, produzir e com estrutura.
00h02 - PERGUNTAS POR TEMA
MOBILIDADE URBANA
Zé Filho pergunta para Mão SantaQual seu plano para a mobilidade urbana?
Mão Santa: É um tema importante e em nosso governo fizemos muito. E vamos fazer mais. Mas o país preferiu investir no transporte individual. Um estado grande se preocupa com transporte de massa. Essa deve ser a preocupação, como a ferrovia. Isso é o que nos propomos.

Réplica Zé Filho: Vamos investir mais de R$ 400 milhões na duplicação do metrô. Vamos atender cerca de 50 mil pessoas, com novos vagões e melhor estrutura.
Tréplica Mão Santa: Nós acreditamos no metrô de superfície como forma de resolver o problema do transporte público do estado. Será um grande avanço em nosso governo.
SAÚDEMão Santa pergunta par Zé FilhoPropostas para a saúde?
Zé Filho: Temos que ter uma atenção especial pelos hospitais do interior, que foram fechados pelo governo do PT. Estamos reformando os dez maiso do interior para acabar com a superlotação. Vamos cuidar dos hospitais de urgências. No HUT não está mais o horror que era antes.
Réplica Mão Santa: O desastre na saúde no governo do PT foi total. Tocaram até fogo na Secretaria de Saúde. Eles acabaram com a saúde do Piauí. Pequenas cidades não têm como nascer.
Direito de resposta de W. Dias: Estou aqui para trazer de propostas. Em meu governo não fechei o hospital de Buriti dos Lopes. Hospitais como o de Porto está mal porque não recebe o repasse do governo da forma que deveria.

Tréplica de Zé Filho: É impresonante como o candidato do PT falta com a verdade. Mas o fato é que a saúde no governo do PT foi um caos. Eles entregaram os hospitais para os municípios gerirem, mas sem estrutura.
TRANSPORTE PÚBLICO
Maklandel Aquino pergunta para W. Dias
Qual solução para o transporte em Teresinae para o estado?
W. Dias: Quero investir no transporte público integrando as cidades. Garantir a quantidade de obras paradas, como o anel viário de Teresina e alargamento das BR's que chegam a Teresina.
Réplica de Maklandel Aquino: O grande questionamento do povo do Piauí é proque não foi feito em sete anos de seu governo. O fato é que o problem continua. O que você fez foi conceder benefícios aos empresários donos de emrpsos que têm ônibus intermunicipais.
Tréplica de W Dias: É fato que o transporte público precisa de mais investimentos. No meu projeto que enviei à Alepi apenas priorizava empresas com sede no Piauí.
HABITAÇÃO
W. Dias pergunta para Zé Filho
Qual proposta para a habitação?
Zé Filho: Quero parabenizar o Governo Federal que trouxe o Minha Casa Minha Vida, quando o programa é bom temos que valorizar. Mas temos que valorizar nossos construtores, como a construção em blocos de cerâmica.

Réplica de W. Dias: Quero trabalhar a qualificação e quero buscar em todo o estado todas as famílias que ja têm uma casa. Vamos fazer um cadastro em todas as cidades. QUeremos gerar emprego e renda melhor.
Tréplica de Zé Filho: O que precisamos é de avançar. Quero trabalhar junto com os prefeitos para que possamos ajudar estas famílias carentes, mas não so dando casas, mas com escola e educação de qualidade,
00h11 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Zé Filho: Peço a oportunidade de mais quatro para que possamos fazer a transformação de um novo estado, com mais salário digno, saúde, educação, respeito ao servidor público. Fazemos avanços na área da saúde da mulher. Também como o parcelamento do IPVA e o Ganhe leite.

Mão Santa: A verdade está chegando. Passamos 12 anos de corrupção e mentira que levaram o Piauí ao caos. A história se repete. Vamos juntos com Deus para reconstruir o Piauí. Quando o Mão Santa voltar, tudo vai melhorar. Com deus e a verdade vamos ganhar.

Maklandel Aquino: Não espere a mudança votando em candidatos que já governaram. A decisão está sob nós. O estado que queremos está em votar no 50. Por isso é importante acreditar que nada parece ser impossível de mudar. Vote no 50.

Wellington Dias: Agradeço a Deus e a oportunidade. Muitos estão indecisos e peço o voto de confiança, não me candidato querendo o pode, mas nas condições de investir no que trás desenvolvimento e agradeço a todos que faz de nossa campanha. Peço voto na Dilma 13 e no Elmano.

00h40 - Amanhã os sete candidatos que disputam o governo do Piauí participam do debate da TV Cidade Verde.
VEJA MAIS FOTOS






Fonte: 180/REPÓRTERES: Daniel Silva e Jhone Sousa - Direto da TV Clube
A condução do debate será feita pela jornalista Zileide Silva, que pela terceira vez vem ao estado para este tipo de apresentação, a última foi para o primeiro turno das eleições para prefeito de Teresina em 2012.
Vão participar do debate os candidatos Maklandel Aquino (PSOL), Mão Santa (PSC), Wellington Dias (PT) e Zé Filho (PMDB), apenas os que têm representação no Congresso Nacional. Daniel Solon (PSTU), Lourdes Melo (PCO) e Neto Sambaíba (PSL) ficam de fora. O debate deve seguir as regras tradicionais, as mesmas seguidas nos anteriores, onde divididos em blocos, candidatos fazem perguntas entre si, ora por sorteio, hora por livre escolha, temas também serão disposto em dados momentos.
Quarta-feira (01/10) será realizado o último debate deste turno, pela TV Meio Norte, que também só deve contar com a presença dos quatro candidatos que tem representação no congresso, assim como fez no primeiro debate.
O debate terá 80 minutos de duração, e deve ser iniciado à 22h50. Todas as afiliadas da Rede Globo no país devem realizar o debate nos estados ao mesmo tempo.
COBERTURA EM TEMPO REAL
21h10 - Militantes dos candidatos que vão participar do debate já se concentram na porta da TV Clube e cantam as músicas de campanha.
22h20 - O candidato Zé Filho (PMDB), que chegou a emissora e foi recebido por uma multidão de simpatizantes, falou da expectativa para o debate. “É mais uma oportunidade que a TV Clube vai dar ao povo do Piauí. Essas oportunidade são importantes, para que o povo possa escolher bem o seu governador. Acho que algumas questões devem ser esclarecidas, temos que discutir propostas, mas esclarecer ao povo do Piauí o que acontece”, afirmou.
22h23 - O candidato Maklandel Aquino (PSOL), mostrou-se confiante com o debate. “Nós temos a oportunidade ímpar de dialogar com o Piauí inteiro nessa emissora que tem uma audiência muito grande. Há muitas incoerências nas propostas dos outros candidatos que já foram governo e é por ai que vamos mostrar as nossas propostas que são mais viáveis”, disse.
22h25 - O candidato Mão Santa (PSC) destacou, ao conversar com a apresentadora ileide Silva, o tom forte que adotará no debate, e comentou que deve falar dos casos de denúncias de corrupção que envolvem seus adversários.
22h31 - O candidato Wellington Dias (PT) preferiu não falar sobre a expectativa para o debate. Seu assessor Wellington Soares disse que seria possível apenas o registro fotográfico, pois o candidato estava se concentrando para o debate.
COMEÇA O DEBATE 22h50 – Após a apresentação dos candidatos e das regras, a mediadora Zileide Silva inicia o debate.
22h53 – Zé Filho pergunta para Wellington Dias: O senhor tem muitas pendências que precisam ser esclarecidas, como o processo no STF sobre o caso Algodões. Quando o senhor vai depor?
Wellington Dias responde: tenho insistido: não fui notificado. Mas vou conceder como sempre faço. Outros processos foram arquivados e quero tratar de propostas. Estive em Cocal e ali encontramos uma situação em que as pessoas atingidas reclamaram pelo valor que está atrasado. Mas quero fazer um acordo.
Zé Filho: o candidato costuma achar que tudo é normal, tudo para o Pt é normal. Ele responde pelo crime de prevaricação, por homicídio. Se fosse eu não teria coragem nem de ser candidato. É o Supremo, que julgou seus amigos do mensalão que estão presos. Pessoas morreram, o senhor deve dar uma resposta ao povo do Piauí.
Wellington Dias: não há sentido na denuncia feita. As vitimas atingidas pelo desastre quero negociar a respeito das indenizações. Quero fazer a barragem de concreto e de forma segura, beneficiando as pessoas e com projeto de irrigação.
22h58 – Mão Santa pergunta a Wellington Dias: Há várias promessas que não aconteceram, ferrovias, refinarias... A vossa excelência continua fazendo promessas...
Wellington Dias responde: Vou retomar obras que deixei em andamento como o porto, Centro de Convenções, aeroporto de São Raimundo Nonato. A ferrovia Transnordestina está em obras, com recursos da presidenta Dilma, quero aposta em infraestrutura e dar condições de portos, comunicação e energia para que tenhamos desenvolvimento.
Mão Santa: o que o Piauí viu é que nada aconteceu, os estados vizinhos ganharam tanta coisa e aqui nada. Mas R$ 180 mil foram encontrados, na cueca, em tanto lugar e até na cueca...
Wellington Dias: vim tratar de propostas, meus adversários estão na linha da baixaria. Existe aqui candidatos pessimistas que não acreditam no Piauí. Disseram que não ia ter curso de medicina em Parnaíba e é uma realidade. Quero me preocupar com o que ainda vamos fazer, como a infraestrutura necessária para nós crescermos.
23h02 - Wellington Dias pergunta para Maklandel: maior parte da população são mulheres. Qual a política que o senhor tem para as mulheres do Piauí?
Maklandel: dá dignidade para as mulheres que até hoje não tiveram, dar creche para as mulheres, coisa que a Dilma não fez e que o senhor não fará. Fazer valer a Lei Maria da Penha e levar para o Piauí. Dar as mulheres condição de ter salário igual, coisa que está na lei, mas não está em prática. Garantir que as mulheres participem do debate político.
Wellington Dias: concordo com o candidato. Para as gestantes queremos que o hospital materno-infantil seja uma realidade e fazer um hospital da mulher, ampliar o atendimento às servidoras. Assegurar as condições das mulheres empreendedoras.
Maklandel: respeitar as mulheres significa fazer maternidades. O senhor foi governador e quantas maternidades foram feitas. Olha a situação da Evangelina Rosa? Passou o governo e seguiram seu governo numa situação precária. Vamos reverter esse quadro e levar as maternidades para o estado.
23h07 – Maklandel pergunta para Zé Filho: o senhor foi vice do Wilson Martins e contraiu quase R$ 3 bilhões de empréstimos e comprometeu o PIB. Pretende continuar com administração desastrosa?
Zé Filho: avançamos muito, nas estradas, escolas de tempo integral segurança pública. Tiramos mais de mil policiais de serviços democráticos e e com o HGV atendendo em plantão. Foi um avanço muito grande que conseguimos. Avançamos muito e vamos avançar mais.
Maklandel: o estado está infringindo a lei de responsabilidade fiscal e comprometendo a folha de pagamento. Contratou vários comissionadose faz da sua gestão um cabide de empregos.
Zé Filho: o senhor continua revoltado e mal informado. Deveria estudar mais. O senhor está jogando na plateia, deve falar a verdade, não estamos aqui no teatro, o senhor está aqui como um ator. Olha o que fizemos com Iapep saúde.
23h35 - PERGUNTAS POR TEMA
SANEAMENTO BÁSICOZé Filho pergunta para Mão Santa.Qual seu projeto de esgoto para o Piauí?
Mão Santa: No meu governo fizemos projeto para o Rio Parnaíba, que vinha combater a mortalidade infantil. Queremos levar água potável para todos. Isso vem melhorar a saúde também do povo piauiense.
Réplica Zé Filho: Não fez mais que sua obrigação como governador. No nosso governo vai fazer plano arrojado de saneamento básico, pois entendemos que com ele daremos mais saúde ao povo.
Tréplica Mão Santa: Temos que avançar nesta área. Eu levei muita água para os bairros pobres de Teresina. A água potável não pode faltar. Andei e vi muita falta de água.
GOVERNABILIDADE
W. Dias pergunta para Zé Filho
Como está o governo do Piauí?
Zé Filho: A governabilidade está tranquilo. Antes do TCE-PI cancelar licitações eu já havia determinado a suspensão. Não foi pago nenhuma. Nós estamos cumprindo nosso papel. Obras paradas são do seu tempo.
Réplica de W. Dias: Fiz muito esgotamento sanitário, inclusive, em Parnaíba. Sobre governabilidade queremos ter um orçamento participativo, descentralizado, boa relação com Alepi, Judiciário e participação forte da população, que será ouvida.
Tréplica Zé Filho: O candidato W. Dias se faz de bom moço. EU queria que você citasse uma obra sua, sem atrelamento do Governo Federal. Não existe.
SECA
Mão Santa pergunta para Maklandel Aquino
O que tem para fazer sobre a seca
Maklandel Aquino: Estou aqui para resolver o problema da seca. Os candidatos que aqui estão nãor esolvem porque existe a indústria da seca. Preerem que tenham a dependência do carro pipa, uma industria perversa. Eles não adotam questções que resolvam o caos. Nós nos comprometemos. Além disso deixaram barragens romper deixando pessoas morrerem.
Réplica Mão Santa: Professor, temos muita água no Piauí. Em nosso governo nós mantemos todas as barragens pelo Piauí afora. Os governos passados não aproveitaram as adultoras, deixando o estado com mazelas com a falta de água.
Tréplica Mão Santa: Piauí, não acreditem nestas propostas destes governos que já estiveram aí e não resolveram o problema da seca. Nós sim, temos este compromisso.
EDUCAÇÃO
Maklandel Aquino pergunta para W. Dias
Qual sua proposta para a Educação?
W. Dias: Nós vamos trabalhar de forma integrada com o Governo Federal, isso facilita. Vamos fazer parcerias. Em cada município queremos ter o ciclo de educação completo, desde o ensino fundamental até a Universidade. Queremos um Pronatec mais estruturado e escolas de tempo integral em todo o estado.
Réplica Maklandel Aquino: Não entendi esse caráter integrado de seu governo, porque já esteve no poder não fez. Fez foi fechar escolas. Também não falou sobrea valorização do professor. Queremos ser governador apra valorizar nossos professores.
Tréplica W. Dias. Nós vamos sim valorizar todos as categorias e logicamente os processores. Quero criar uma escola de foramção completa, com mais qualificação. Queremos qualificar o gestor para ter uma gestão de qualidade.
SEGUNDO BLOCO23H33 - Maklandel pergunta para Zé filho: qual sua proposta para a cultura do Piauí.
Zé Filho: nós temo muitas propostas e incentivamos a cultura. Reformamos o teatro todinho e conversamos com pessoas importantes. Não só patrocinando festas como fez o governo passado. Queremos diversificar a cultura na capital e no interior.
Maklandel: temos enorme respeito pela classe artística do nosso estado. Diferente do que o governo faz. Queremos destinar 1,5% do orçamento para cultura e incentivar a cultura. Trabalhar junto com os artistas e recuperar escolas de teatro. Queremos que essa cultura seja promovida nas escolas.
Zé Filho: quero dizer ao povo do Piauí que já existe uma lei que trata exatamente disse. No nosso governo vamos criar a secretaria de cultura, está no nosso plano de governo e vamos incentivar cada vez mais.
23h37 – Wellinton pergunta para Maklandel: sobre o idosos, vamos aumentar a expectativa de vida, mas precisa de estrutura. Qual a sua proposta para o idoso?
Maklandel: vamos fazer valer a lei da terceira idade e levar a delegacia do idoso para o interior além de garantir o passe-livre. Vamos legalizar uma série de propostas. Peço que o senador visite a Casa do Ancião, para saber a situação Dops idosos. Temos respeito pelos idosos, queremos acabar com o fator previdenciário instituído com vocês.
Wellington: o senhor precisa ver como era a Vila do Ancião quando eu assumir e como está hoje. Eleito quero melhorar esse atendimento, e centralizar isso para várias áreas. Se o idoso quiser estudar, teremos estrutura para isso.
Maklandel: queremos garantir que o idoso tenha dignidade e não como faz o fator previdenciário. Dar estrutura para eles, pois contribuíram muito.
23h41: Zé Filho pergunta para Mão santa: qual sua opinião sobre os R$ 180 mil no carro do primo do senador petista?
Mão Santa: isso é uma vergonha, o PT esteve sempre nas páginas policiais. Hoje o Piauí só é destaque por coisa ruim, diferente de antigamente. Tenho compromisso com as leis de deus. Tudo de ruim começou nesse governo do PT. Teve o caso do desvio de recursos da secretaria de saúde e no outro dia pegou fogo.
Direito de resposta Wellington Dias: em respeito a população registro que nesse processo sequer sou testemunha. Até a Rede Globo fez uma matéria e corrigiu. Estamos na última semana e queremos que os senhores apresentem alguma proposta, quero organizar o estado.
Zé Filho: o candidato do PT é engraçado, o único que não apresentou proposta foi ele. Nunca concluiu o centro de convenções, nem o porto, três secretários deles foram acusados de desvio. O senhor quer dar um de bom moço.
Mão Santa: o que podemos afirmar é o seguinte, nos propomos a reconstruir o Piauí. Quando começou o governo do PT começou a levar o Piauí ao caos. Eles fecham a UESPI, as creches e com indústrias que nunca nasceram, foi um governo de mentira e corrupção.
23h47 – Mão Santa pergunta para Maklandel: qual sua proposta para as ações sócias?
Maklandel: gostaria de lembrar que não dá para dotar nomes que façam referência ao gestor numa política do estado. Isso não é moralidade. Adotaremos políticas de estado e não de governo. Vamos permitir que nossos cidadãos sejam respeitados. As pessoas que procuram atendimento nos hospitais públicos é um direito.
Mão Santa: O PT acabaram com os programas e mudaram os nomes. Levaremos no nosso governo a responsabilidade da ação social, onde eu ando as pessoas lembram e o PT acabou.
Maklandel: não vamos confundir políticas de governo com políticas assistencialistas. Garantir que o cidadão tenha condição de se manter, ter seu negócio, produzir e com estrutura.
00h02 - PERGUNTAS POR TEMA
MOBILIDADE URBANA
Zé Filho pergunta para Mão SantaQual seu plano para a mobilidade urbana?
Mão Santa: É um tema importante e em nosso governo fizemos muito. E vamos fazer mais. Mas o país preferiu investir no transporte individual. Um estado grande se preocupa com transporte de massa. Essa deve ser a preocupação, como a ferrovia. Isso é o que nos propomos.
Réplica Zé Filho: Vamos investir mais de R$ 400 milhões na duplicação do metrô. Vamos atender cerca de 50 mil pessoas, com novos vagões e melhor estrutura.
Tréplica Mão Santa: Nós acreditamos no metrô de superfície como forma de resolver o problema do transporte público do estado. Será um grande avanço em nosso governo.
SAÚDEMão Santa pergunta par Zé FilhoPropostas para a saúde?
Zé Filho: Temos que ter uma atenção especial pelos hospitais do interior, que foram fechados pelo governo do PT. Estamos reformando os dez maiso do interior para acabar com a superlotação. Vamos cuidar dos hospitais de urgências. No HUT não está mais o horror que era antes.
Réplica Mão Santa: O desastre na saúde no governo do PT foi total. Tocaram até fogo na Secretaria de Saúde. Eles acabaram com a saúde do Piauí. Pequenas cidades não têm como nascer.
Direito de resposta de W. Dias: Estou aqui para trazer de propostas. Em meu governo não fechei o hospital de Buriti dos Lopes. Hospitais como o de Porto está mal porque não recebe o repasse do governo da forma que deveria.
Tréplica de Zé Filho: É impresonante como o candidato do PT falta com a verdade. Mas o fato é que a saúde no governo do PT foi um caos. Eles entregaram os hospitais para os municípios gerirem, mas sem estrutura.
TRANSPORTE PÚBLICO
Maklandel Aquino pergunta para W. Dias
Qual solução para o transporte em Teresinae para o estado?
W. Dias: Quero investir no transporte público integrando as cidades. Garantir a quantidade de obras paradas, como o anel viário de Teresina e alargamento das BR's que chegam a Teresina.
Réplica de Maklandel Aquino: O grande questionamento do povo do Piauí é proque não foi feito em sete anos de seu governo. O fato é que o problem continua. O que você fez foi conceder benefícios aos empresários donos de emrpsos que têm ônibus intermunicipais.
Tréplica de W Dias: É fato que o transporte público precisa de mais investimentos. No meu projeto que enviei à Alepi apenas priorizava empresas com sede no Piauí.
HABITAÇÃO
W. Dias pergunta para Zé Filho
Qual proposta para a habitação?
Zé Filho: Quero parabenizar o Governo Federal que trouxe o Minha Casa Minha Vida, quando o programa é bom temos que valorizar. Mas temos que valorizar nossos construtores, como a construção em blocos de cerâmica.
Réplica de W. Dias: Quero trabalhar a qualificação e quero buscar em todo o estado todas as famílias que ja têm uma casa. Vamos fazer um cadastro em todas as cidades. QUeremos gerar emprego e renda melhor.
Tréplica de Zé Filho: O que precisamos é de avançar. Quero trabalhar junto com os prefeitos para que possamos ajudar estas famílias carentes, mas não so dando casas, mas com escola e educação de qualidade,
00h11 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Zé Filho: Peço a oportunidade de mais quatro para que possamos fazer a transformação de um novo estado, com mais salário digno, saúde, educação, respeito ao servidor público. Fazemos avanços na área da saúde da mulher. Também como o parcelamento do IPVA e o Ganhe leite.
Mão Santa: A verdade está chegando. Passamos 12 anos de corrupção e mentira que levaram o Piauí ao caos. A história se repete. Vamos juntos com Deus para reconstruir o Piauí. Quando o Mão Santa voltar, tudo vai melhorar. Com deus e a verdade vamos ganhar.
Maklandel Aquino: Não espere a mudança votando em candidatos que já governaram. A decisão está sob nós. O estado que queremos está em votar no 50. Por isso é importante acreditar que nada parece ser impossível de mudar. Vote no 50.
Wellington Dias: Agradeço a Deus e a oportunidade. Muitos estão indecisos e peço o voto de confiança, não me candidato querendo o pode, mas nas condições de investir no que trás desenvolvimento e agradeço a todos que faz de nossa campanha. Peço voto na Dilma 13 e no Elmano.
00h40 - Amanhã os sete candidatos que disputam o governo do Piauí participam do debate da TV Cidade Verde.
VEJA MAIS FOTOS
Fonte: 180/REPÓRTERES: Daniel Silva e Jhone Sousa - Direto da TV Clube
Publicado Por: Daniel Silva
