O foco da foi um furto de cabos do sistema SPIA, ocorrido em novembro na zona sul da capital.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), uma operação para combater o furto de cabos de cobre em Teresina. A ação, realizada em conjunto pela Polícia Civil e a Polícia Militar, resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva, além de mandados de busca e apreensão.
O foco da Operação Cobre Sujo foi um furto de cabos do Sistema Público de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), crime ocorrido na madrugada do dia 28 de novembro na Avenida Henry Wall de Carvalho e no cruzamento da Avenida Mestre Dezinho com a Rua Jornalista Olímpio Guilherme Lustosa, na zona sul da capital.
Na ação criminosa, foram subtraídos cabos de cobre e disjuntores, o que comprometeu o fornecimento de energia e deixou as câmeras inoperantes por cerca de 10 horas. O furto foi praticado sem o auxílio de escadas ou equipamentos de segurança, demonstrando habilidade física e conhecimento técnico.
A identificação do suspeito, de iniciais J.L.B.R., foi possível a partir do cruzamento de imagens captadas pelo SPIA antes da interrupção do funcionamento dos equipamentos e também com registros de câmeras privadas de residências e estabelecimentos comerciais próximos aos locais dos crimes.
Em interrogatório, o investigado confessou os furtos e relatou que vendia o cobre extraído em sucatas da capital, pontos de receptação que foram devidamente identificados.
A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão nos estabelecimentos suspeitos de receber o cobre de origem ilícita. Entre os alvos, estão as sucatas Recicle Vidros, Sucata Ferrovia, Sucata Ferro Velho e Sucata O Assis, situadas no bairro São Pedro e na região da Avenida Pedro Freitas.
Fonte: Portal GP1
Nenhum comentário:
Postar um comentário