Três colaboradores do Sesc Caixeiral, em Parnaíba, participaram do 10º Salão do Livro de Parnaíba (SALIPA), o maior evento literário do litoral do Piauí, realizado de 8 a 10 de outubro na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Eles lançaram obras que refletem ações, escutas e pesquisas desenvolvidas na região, fortalecendo o vínculo entre cultura, memória e identidade local.
No último dia 9, o analista de Patrimônio Cultural e Memória Social, Jedson da Silva (Jota), conduziu uma palestra interativa sobre seu livro “Postais da Parnahyba”. A obra, fruto de seu trabalho no Sesc, aborda a linguagem do patrimônio cultural e da memória social, e foi reconhecida com o Prêmio Lígia Ferraz da Academia de Letras de Parnaíba.
Na sequência, as analistas de Cultura Amanda Fernandes e Laura Damasceno apresentaram a obra “Maré de Histórias”, resultado de um mapeamento de mestres e identidades culturais do litoral piauiense. O livro destaca as memórias dos trabalhadores da pesca dos bairros Coqueiro da Praia e Luís Correia.
As autoras também exibiram a produção audiovisual Afluência – Águas do Delta, Coqueiro da Praia, e distribuíram exemplares da obra ao público.
O SALIPA reuniu escritores, estudantes de escolas públicas, acadêmicos da UFDPar e amantes da literatura, promovendo o intercâmbio de saberes e valorizando a produção cultural local.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário