23/07/2017

Brasil é primeiro a aderir a banco de vacinas contra febre aftosa na América Latina

Medida vai colaborar no enfrentamento a eventuais problemas com a doença na região

Ação integrada vai apoiar venezuelanos a imunizar e 
inspecionar o rebanho. Arquivo/ Agência Brasil
O Brasil é o primeiro País da América Latina a aderir oficialmente à criação de um banco de antígenos e vacinas contra a febre aftosa na região. O anúncio foi feito na última sexta-feira (21), pelo presidente da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), Guilherme Marques, ao final de reunião extraordinária do órgão, em Brasília.

Os representantes dos países que compõem a Cosalfa aprovaram resolução para apoiar a Colômbia na erradicação de focos de aftosa detectados recentemente. “Será enviada uma missão técnica àquele país, sob a coordenação da Panaftosa (Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa), para ajudar os colombianos e trocar experiências”, afirmou Marques, que também é diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na conversa, foi aprovada também a realização de ação integrada entre o Brasil e a Colômbia na Venezuela. O objetivo é apoiar os venezuelanos a imunizar e inspecionar o rebanho bovino contra aftosa, além de exames sorológicos. Orientou-se ainda aos países da América Latina que redobrem os esforços no combate à aftosa e aumentem o volume de investimentos em sanidade animal.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES