18/07/2018

Clube de Leituras discute obra do francês Edgar Morin



O próximo encontro do Clube de Leituras ocorrerá neste sábado (21), às 18h, no Sesc Caixeiral, em Parnaíba. Desta vez, o bate-papo será sobre a obra Ciência com Consciência, do escritor francês Edgar Morin. 

Em Ciência com Consciência, publicação da Bertrand Brasil, Morin alerta para a necessidade de uma nova consciência para a ciência e pergunta “A aventura científica nos conduz à catástrofe ou a um mundo melhor?”.

A mediação do bate-papo ficará por conta da estudante de turismo Melissa de Souza. A entrada é gratuita.

Conheça a obra
Segundo Edgar Morin, há três séculos o conhecimento científico não faz mais do que provar suas virtudes de verificação e de descoberta em relação a todos os outros modos de conhecimento. Para Morin, a ciência criou meios extremamente poderosos de transformação, manipulação e destruição, como as armas atômicas e as experiências genéticas, que ameaçam o meio ambiente. A Ciência, com sua realidade multidimensional, pode reproduzir efeitos profundamente ambivalentes. O pensamento científico é ainda incapaz de se pensar, de pensar sua própria ambivalência e sua própria aventura. Com o propósito de explicar ao leitor o porquê do título do livro – Ciência com Consciência – o pensador ressalta que a ciência empírica privada de reflexão e uma filosofia puramente especulativa são insuficientes. Consciência sem ciência e ciência sem consciência são radicalmente mutiladas e mutilantes.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES