08/05/2018

Parnaíba: Revista de circulação nacional destaca “Programa Criança Feliz”


“O programa é fundamental na 1ª infância. Isso foi constatado através de pesquisas que comprovaram que criança se desenvolve melhor quando estimulada desde a gestação. E este é um programa para o desenvolvimento da 1ª infância. Usamos a metodologia CDC (Cuidado com o Desenvolvimento da Criança), que é feita através de estímulos”.

As explicações são de uma das supervisoras do Programa Criança Feliz, no município de Parnaíba, Tanha Carvalho, que juntamente com a também supervisora Juliana Portela, lideram 24 visitadores espalhados por todo o território dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), administrados pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), que tem como titular a 1ª dama do município, Adalgisa Moraes Souza.

Ao todo são 700 famílias assistidas pelo Programa, onde atuam os visitadores. “O estímulo usado é o que criança tem no ambiente familiar. A pessoa (visitador) fica com a criança durante 45 minutos, para não atrapalhar a rotina dentro de casa. O visitador é quem faz o estímulo, junto com quem fica mais tempo com a criança em casa. As visitas são semanais e, em se tratando de gestantes, são mensais”, acrescenta a supervisora Tanha Carvalho, salientando que é trabalhado o desenvolvimento da coordenação motora, cognitiva, etc.

A outra supervisora, Juliana Portela, afirma que quando a criança passa da idade de ser assistida pelo programa as famílias pedem para as visitadoras voltarem. “Damos toda a estrutura na 1ª infância. Mas encaminhamos as famílias que saem do programa, a procurar os Cras”, finaliza.


No ano passado o Programa Criança Feliz foi destaque no programa radiofônico do Governo Federal “A Hora do Brasil”. Recentemente, a Revista Pais & Filhos fez uma reportagem citando os Estados brasileiros que mais se destacaram nesse programa, dentre eles, o Piauí, com ênfase para a cidade de Parnaíba.



Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES