12/04/2018

Projeto Rotas da Conservação visita Colônia de Pescadores (Z-7)


Durante a semana uma equipe do projeto Rotas da Conservação participou reunião com a Diretoria da Colônia ( Z-7) de pescadores no município de Ilha Grande (PI). Durante a reunião foram abordadas as ações do projeto Rotas da Conservação, os objetivos da Pesquisa, a importância da colaboração dos pescadores no processo de levantamento de dados e esclarecimentos sobre o projeto que vai ampliar estudos sobre as espécies do camurupim (Megalops atlanticus) e da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) e consequentemente, trazer benefícios para os pescadores da região.


“Durante a reunião esclarecemos algumas dúvidas em relação à forma de captura, n° de peixes e tartarugas que serão monitorados, aplicação dos transmissores, e principalmente a importância de ter a participação direta e indireta dos pescadores, pois pode acontecer de algum peixe marcado, ser capturado durante a estação de pesca. Nesse caso, orientamos que os pescadores que encontrarem marcação no peixe, devem entregar os transmissor na colônia, ou entrar em contato diretamente com o projeto”, afirmou Werlanne Magalhães, coordenadora do projeto.


O presidente Lucimar, da Colônia de Pescadores Z-7, sugeriu que fossem realizadas reuniões nas comunidades da praia da Pedra do Sal, município de Parnaíba (PI) e na ilha das Canárias (MA), confirmando que nessas comunidades existe a pesca direcionada para o camurupim. 

Em conversa com a colônia a equipe do projeto explicou sobre o risco de extinção e que o resultado desse projeto será importante para subsidiar informações para elaboração do plano de manejo dos recursos naturais da APA Delta do Parnaíba.

“Ampliar estudos sobre a espécie será necessários para juntos (pesquisadores, pescadores e gestores das unidades de conservação) evitarmos o quadro de extinção” – Werlanne Magalhães.

Participaram da reunião a diretoria representada por Lucimar Rodrigues, Presidente, Tereza Pereira, Vice-presidente, Edmar Cardoso Tesoureiro, Antônio Fonseca, Secretário.

Esse projeto é financiado com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusula de PD&I) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Por Carol Porto | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES