14/04/2018

Cidades tem decretos de emergência reconhecidos e rio Parnaíba atinge cota de inundação em Luzilândia

Ao todo 11 cidades tiveram decretos reconhecidos pelo governo do estado e sete pelo governo federal. Quadro de elevação no rio Parnaíba permanece no mínimo até domingo.

Rio Parnaíba atingiu cota de inundação no fim da tarde desta sexta-feira (Foto: CPRM)

Até o fim da tarde desta sexta-feira (13) a Defesa Civil do Piauí reconheceu os decretos de situação de emergência por causa das chuvas e alagamentos em 11 municípios do Piauí. Entre os municípios com decreto de situação de emergência, sete já tiveram reconhecimento da Defesa Civil nacional. No fim da tarde desta sexta-feira o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que em Luzilândia, a 250 km de Teresina, o rio Parnaíba atingiu a cota de inundação.




Segundo o diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, nesta sexta-feira aumentou o número de municípios com reconhecimento da situação de emergência. "Pelo governo do Estado são reconhecidos 11 e pelo governo federal são sete. Os novos são São José do Divino, Joca Marques e Campo Maior", comentou. Já estavam com decretos reconhecidos os municípios de Pimenteiras, Lagoa Alegre, José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Batalha, Esperantina e Luzilândia.

Cota do rio Parnaíba em Luzilândia atingiu 570 cm (Foto: CPRM)

O diretor confirmou que Luzilândia atingiu a cota de inundação, conforme relatório do CPRM. A CPRM informou em relatório que a partir de uma correção nos sensores foi constatada que a cota de inundação foi constatada às 15h40. A previsão do serviço geológico é que o nível do rio Parnaíba continue entorno da cota de 570cm nas próximas 12 horas. A previsão é que o quadro de elevação continue pelo menos até domingo.

Rio Longá também sobe afetando Esperantina e Barras

O mesmo relatório da CPRM mostra que em Esperantina o rio Longá continua em processo de elevação do nível e atingiu à cota de 8,02m às 14h45. É o maior valor do ano, segundo a CPRM, que informou ainda a tendência que o rio Longá continue subindo, ainda que em ritmo lento. Na cidade de Barras, afetada pelo rio Marataoan, a CPRM informou que foi atingido o maior nível no ano nesta sexta-feira, com 4,49m.

Em Teresina, onde a prefeitura decretou situação de emergência, a CPRM aponta a possibilidade de uma elevação no nível do Rio Parnaíba para 518cm às 23h30 desta sexta-feira, com a distância de 11cm da cota de alerta. Já o rio Poti não deve sofrer elevações significativas nas próximas horas, de acordo com a CPRM.

Rio Longá atingiu maior cota do ano nesta sexta-feira (Foto: Arquivo pessoal/ Apolo Araújo)

Entre os municípios que passam dificuldades o diretor da Defesa Civil do Piauí estão Cabeceiras e São José do Divino. "Um município em que a situação desperta mais preocupação é em São José do Divino. Lá tem um riacho que passa dentro da cidade e que gerou transtornos", relatou Vitorino Tavares.

Vitorino Tavares explicou que no momento a Defesa Civil considera que 15 mil pessoas são afetadas pelas chuvas e alagamentos no Norte do Piauí. "Hoje estamos trabalhando com os afetados, entre desabrigados, desalojados, ilhados. Estamos em torno de 15 mil pessoas que foram afetadas pelas enchentes. Municípios que tenham desabrigados por um dia entram para a nossa contabilidade", finalizou.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES