28/03/2018

Procissão do Fogaréu será realizada logo mais às 18h desta quarta-feira santa

A procissão do Fogaréu sairá da igreja São Sebastião logo após a missa das 17h30m desta quarta-feira (28). Leve sua lamparina, lanternas ou vela e participe desse momento de reflexão.


A Procissão do Fogaréu é uma tradição católica secular no Brasil. Em Parnaíba a também se tornou tradicional e é realizada anualmente, no início da noite da quinta-feira santa.




A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 18hs da quinta-feira santa ao som de tambores, à porta da Igreja de São Sebastião. Tradicionalmente, 40 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas, representam soldados romanos. Eles seguem descalços, pelas ruas da cidade e procuravam por Jesus. Durante a encenação, os soldados procuram por Jesus em todas as ruas até que uma imagem de Cristo surge no alto de uma casa que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo. Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Sebastião.

Uma multidão de pessoas, composta de fiéis, turistas e moradores locais, assistem ao espetáculo, marchando juntamente aos Farricocos.

A indumentária utilizada pelos Farricocos caracteriza-se por uma túnica comprida de cores variadas e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.

Será realizada também em Parnaíba na sexta-feira (30/03) a apresentação do espetáculo teatral “Um homem chamado Jesus” que encena a paixão de Cristo às 19h no campo ao lado da Igreja de São Sebastião.

Por José Wilson |Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES