03/03/2018

Governadores se reúnem no Piauí para discutir ações na segurança

Foto: André Oliveira

Os governadores do Nordeste vão se reunir em Teresina na próxima terça-feira (6). Na pauta, investimentos na segurança pública e uma operação nacional para combater a criminalidade no país. A proposta foi lançada na última quinta-feira (1) durante encontro dos gestores com o presidente Michel Temer. O evento será realizado a partir das 8h, no Espaço Coco Bambu.


A ideia é que a operação reúna todas as forças policiais, equipamentos e infraestrutura para o combate à criminalidade já nos próximos 90 dias. “A proposta a ser trabalhada no encontro é realizar um diagnóstico e discutir as saídas para melhorar as políticas públicas acerca da temática”, explicou o secretário de governo do Piauí, Merlong Solano.

Outro ponto que será articulado no encontro é a criação de um fundo nacional que, somado aos recursos do Tesouro Estadual e da União, possa ser destinado às ações da segurança pública. “A meta é agregar as ações de segurança. Trabalhando de maneira coordenada no âmbito estadual, integrando as polícias Militar e Civil, a Federal, a Polícia Rodoviária Federal, e os sistemas penitenciário e judiciário. Além disso, integrar os estados com a União, que também tem a sua parcela de responsabilidade no que tange ao controle das fronteiras, no uso das forças armadas e partilhando a sustentação financeira da segurança”, destacou Merlong.

Para o governador Wellington Dias, é importante que o Congresso Nacional aprove uma nova fonte de recursos para o financiamento da segurança pública, como a criação de um fundo nacional semelhante ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

“No encontro que tivemos ontem em Brasília foi proposto a criação uma linha de crédito oferecida pelo BNDES aos estados que pode chegar a R$ 42 bilhões. É uma iniciativa louvável, no entanto, é aquém do necessário, porque precisamos de recursos para custeio e o financiamento do BNDES só permite que sejam feitos investimentos”, analisou o chefe do executivo estadual.

Na segunda-feira o encontro é com os secretários de Justiça e Segurança de vários estados, a partir das 14h, no Hotel Arrey. A reunião vai tratar da implantação do Plano Nacional de Segurança e elaboração da Carta de Teresina que será divulgada na terça-feira (6). 

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)
herlonmoraes@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES