26/02/2018

NEA/Cajuí realiza oficina agroecológica sobre manejo de plantas para adubação verde

Imagem para ilustrtar
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) realizou neste sábado (24), a “I Oficina Agroecológica – Produção e manejo de plantas usadas como adubo verde”, através do NEA/Cajuí, na Faculdade de Ciências Agronômicas, em Parnaíba. A oficina foi ministrada por Mauro Sérgio Teodoro, analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A oficina teve como objetivo apresentar, aos agricultores do Assentamento Canaã, plantas que se adequam melhor ao tipo de solo daquele lugar, fornecendo nutrientes, e beneficiando o solo para que haja um plantio mais produtivo e uma colheita com menor tempo de espera, sem uso de fertilizantes industriais e agrotóxicos.

A “I Oficina Agroecológica – Produção e manejo de plantas usadas como adubo verde” reuniu aproximadamente 20 pessoas do Assentamento Canaã (onde o NEA/Cajuí desenvolvem suas atividades), alunos do curso de Agronomia e estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Na ocasião os participantes conheceram resultados de produção de biomassa, discutiram sobre efeitos da adubação verde sobre as características físicas, químicas e biológicas dos solos, e também sobre esse recurso enquanto tecnologia social, justa e barata.


Para Mauro Sergio, é necessário disseminar o conhecimento sobre as a agroecologia, que é uma tecnologia limpa, de baixo custo, simples e que assegura ao agricultor trabalhar com autonomia e obter êxito no seu plantio.

NEA/CAJUÍ
O Nea/Cajuí leva atividades de extensão de cunho agroecológico em comunidades rurais de pequenos agricultores. A metodologia empregada busca levar conhecimentos técnicos a pequenos produtores rurais. São promovidas atividades teóricas e práticas.

Os trabalhos de extensão do Nea/Cajuí tiveram início no ano de 2010 através da iniciativa de discentes do curso de Agronomia da UESPI, bem como dos professores da instituição e pesquisadores da Embrapa Meio Norte, visando atender comunidades assentadas na região Norte do Piauí.

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES