01/01/2018

Veja lista de concursos para 2018 e saiba como conquistar uma vaga

Professor dá dicas de como montar um bom horário de estudo. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

"A nível nacional os concursos estavam parados e a tendência é retomar a realização dos certames em 2018". A previsão é do professor e coach Márcio Lima, ele acredita que o próximo ano será de muitas oportunidades para as pessoas que buscam a estabilidade financeira através do serviço público.


A previsão do professor tem respaldo já que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou em outubro que o governo federal voltará a fazer concursos públicos em 2018, pois as seleções estavam suspensas desde 2016 em razão da piora nas contas públicas.

Com isso, o professor traz uma lista dos concursos mais esperados na esfera federal, estadual e municipal. Márcio Lima cita como os mais aguardados a nível nacional: os concursos do INSS, Ministério Público da União, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal que deveriam ter sido realizados em 2017 e os certames devem acontecer ainda para oito Tribunais Regionais do Trabalho.

No âmbito estadual, o professor menciona os certames do Ministério Público do Estado (MPE) com edital previsto para o mês de fevereiro de 2018 e da Polícia Civil do Piauí.

Os concurseiors também podem esperar concursos realizados pela Prefeitura de Teresina em diversas áreas, mas de acordo com Márcio Lima, o mais comentado é o certame para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans).

“Na lei orçamentária existem previsões de concursos para várias áreas, mas isso por enquanto ainda não é garantia de que o certame vai acontecer. Só que o candidato pode começar a se preparar. A câmara de vereadores de Teresina também pretende realizar concurso”, informou.

Além disso, Márcio Lima dá dicas de como conquistar uma destas vagas e esclarecer que apesar de 2018 ser um ano eleitoral, as prefeituras e governo do estado podem realizar concurso público seguindo a legislação.

Preparação

Concurso público atrai pessoas que querem estabilidade financeira (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Para conquistar uma das vagas citadas a cima, o professor recomenda ter foco e disciplina e orienta que os candidatos iniciem sua preparação antes da divulgação do edital tomando como orientação para o último edital lançado. Outra recomendação é dedicar pelo menos três horas por dia para os estudos e buscar material de apoio através de aulas virtuais ou cursinhos presenciais.

“Sempre digo o que momento de vida é o que define a preparação do candidato porque tem gente que precisa de dinheiro urgente, então o recomendando é fazer um concurso mais próximo e com poucas matérias. Outra recomendação é focar numa área ou carreira. E para quem não sabe qual cargo deseja é bom começar estudando as matérias básicas como: português, informática, raciocino lógico, direito administrativo e direito constitucional", orienta.

Ano Eleitoral 
Márcio Lima também esclarece algumas dúvidas de candidatos sobre a realização de concursos públicos em ano eleitoral.

“Muitos candidatos têm dúvidas sobre como ficam a abertura e a realização de concursos públicos no período eleitoral. Ao contrário do que muitos pensam, os concursos não são interrompidos nessa época. Os certames podem ser abertos e seguir seu trâmite normal com recebimento de inscrições e aplicação de provas. Somente a nomeação de aprovados sofre alteração. A lei das eleições (9.505/97), artigo 73, restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos”, explicou.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google