19/01/2018

Teve início na manhã hoje (19) em Parnaíba, mutirão para tirar primeira e segunda via do RG



O início estava previsto para ás 8h30min, mas devido alguns problemas com internet e energia, houve atrasos no atendimento ao público. Centenas de pessoas ficaram aguardando na Central de Delegacias de Parnaíba, onde estão sendo feito os atendimentos, até que o problema fosse restabelecido.




Além do atraso, muita gente que foi tirar a segunda via do documento reclamou da cobrança da taxa de R$ 16,00 reais, á que se trata de um mutirão e a taxa não teria sido anunciada pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública.


Segundo a coordenadora do Instituto de identificação Setor Interior, Cleide Nery Germano, o mutirão foi realizado devido a demanda ser muito grande em Parnaíba e em região, e para alguns serviço como o bancário, o cidadão tem que ter o seu RG renovado a cada 10 anos e isto estaria causado uma demanda muito grande. O mutirão foi feito para tentar diminuir a demanda.


“Pela situação do município de Parnaíba assim como o da capital, para a gente o fluxo é normal, pela demanda da necessidade de se matricular criança só se estiver com RG. Também há a demanda dos bancos, pois o idoso só recebe o seu benefício se tiver com a identidade renovada a cada 10 anos. Então, tendo em vista essas situações, agente está organizando esses mutirões para ver se desafoga os postos tanto em Teresina, como nos principais polos, com Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. Sendo que o início é em Parnaíba. Mas para o primeiro dia, a demanda de fato está grande, mas não é novidade para a gente porque a necessidade é grande e a gente sabe”, disse Cleide Nery.


Ainda segundo ela, depois do mutirão o intuito do governo e da secretaria Segurança Pública, é manter o posto onde está sendo realizado no complexo de delegacias, para primeira e segunda via e no Espaço Cidadania, ficar somente com a primeira via. Quando for melhorando e adequando o ambiente, será colocado a primeira e segunda via lá também.


“A demanda de Parnaíba é muito grande, então tem a necessidade de ter os dois postos. Hoje estamos atendendo apenas em Parnaíba. Serão 15 dias aqui com o mutirão. Mas a gente vai atender a população que vier, não importa o município. Enquanto tiver demanda, vamos atender,” finalizou a Coordenadora.


O mutirão continua o atendimento neste sábado e domingo. No domingo se a demanda for pequena, deverá ser até o meio dia e no decorrer da semana vai ser de 8h30min às 17 horas. Foram distribuídas hoje 200 fichas para os cidadãos que estavam presentes.


PARA EMITIR A 1ª VIA DO RG:

-Cópia da certidão de nascimento
-2 fotos 3X4 (orelhas amostra e fundo branco).
-Comprovante de residência ( original e cópia)
-Se for menor que 18 anos, estar acompanhado do responsável
-Se tiver CPF, levar cópia.

DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DA 2ª VIA:

-BO (boletim de ocorrência)
-certidão de nascimento ou casamento
-com comprovante de residência ou original ou cópia autenticadas) 
-2 fotos 3x4;

Passo a passo para pagamento da taxa da 2ª VIA (a taxa pode ser emitido no Posto de Atendimento):

1- Acesse o site da SEFAZ: http://www.sefaz.pi.gov.br/
2- Clique em DARWEB: http://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/
3- Emissão de DAR outros órgãos => TAXAS
4- Selecione: 121037 – SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
5- Avançar
6- Selecione Não inscrito => Preencha seus dados pessoais
7- Cálculos dos impostos => Período de referência ( preencher com o mês atual e ano) => Valor principal (R$ 16,00) => AVANÇAR

CASO DE TROCA – SOLTEIRO(a) PARA CASADO(a):

-Certidão de casamento, 
-comprovante de residência (originais ou cópia autenticadas) 
-2 fotos 3 x 4.

CASO DE ALTERAÇÃO DE CASADO(a) PARA SOLTEIRO(a):

-Certidão casamento com a averbação, 
-Comprovante residencial (original ou cópias autenticadas).

Por Renato Farias para o Portal em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES