27/01/2018

Temporal com grande incidência de raios tira emissoras de TV do ar em Teresina

Raios deixaram regiões da cidade sem energia elétrica, serviços de internet e telefonia. Volume de chuvas ultrapassou média esperada para o mês de janeiro.

Tempestade de raios deixa emissoras de TV de Teresina sem sinal.

Uma chuva torrencial acompanhada por uma tempestade de raios tirou várias emissoras de televisão com sede em Teresina do ar durante a madrugada de sábado (27). A TV Clube ficou fora do ar a partir das 3h da madrugada, e sinal digital foi restabelecido às 9h30min. O sinal analógico continua fora do ar, e equipes de engenharia da TV Clube estão trabalhando para restabelecer o sinal o quanto antes.


Serviços de internet e telefonia também foram atingidos. Alguns pontos da capital ficaram sem energia elétrica. O climatologista Werton Costa explica que o que aconteceu foi a união de dois sistemas de tempo: a zona de convergência intertropical e um vórtice ciclônico de altos níveis, um fenômeno que tem a forma de um tornado em posição invertida.

Imagens de satélite mostram o Piauí encoberto por nuvens e raios. (Foto: Piauí TV 1ª Edição)

“O evento meteorológico desta madrugada pode ser considerado dentro de um quadro de severidade. Ou seja: um quadro de risco”, pontuou o climatologista. Imagens feitas por satélites mostram a grande concentração de raios sobre Teresina no momento em que grandes nuvens encobriram a capital.

“Os vecans (vórtices ciclônicos) já mostraram sua face no Piauí, desde dezembro até agora provocando, em algumas regiões, altas descargas elétricas e temporais com granizo”, lembrou Werton Costa.

A chuva da madrugada de sábado atingiu a marca de 60 mm, fazendo a cidade bater a casa dos 200mm no mês de janeiro, ultrapassando a média de chuvas prevista para o período, 177 mm.

Fonte: G1/Por Piauí TV 1ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES