22/01/2018

Fábio Abreu orientará policiais a não "criarem problemas" no carnaval

Secretário Fábio Abreu (Foto: Wilson Filho)

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, informou ao Cidadeverde.com que as cidades com maior atração turística durante o carnaval irão receber reforço policial. Ele disse que até a próxima quinta-feira (25) a Secretaria irá divulgar o Plano Geral de Segurança do Carnaval 2018.


Neste ano, o secretário ressaltou que haverá uma maior cobrança por parte da pasta no comportamento dos policiais que participam das festas, mas sem estarem de serviço como, por exemplo, o permanecer no local do evento com a arma. Recentemente, um cabo do Exército se envolveu em uma discussão em uma festa pré-carnavalesca, no Centro de Teresina, e disparou contra outro folião. Ele está preso preventivamente no 2º BEC. 

“O policial por si e com sua identidade institucional tem o porte de arma, que dá direito ao acesso. Vamos pedir e orientar na questão do comportamento desse policial porque ele não deixa de ser policial porque entra em uma festa e não está de serviço. Na verdade, se ele não tiver armado ele acaba sendo uma ‘presa fácil’ se for reconhecido (por algum bandido) no local. O que nós queremos e vamos reforçar é o comportamento dele nesses ambientes como, por exemplo, não beber e não ‘criar problemas’”.

A questão do policial armado em eventos também será discutida antes da divulgação do plano geral. O secretário antecipou que deverá ocorrer uma identificação do policial por parte dos organizadores antes de entrar no evento. Outro detalhe citado pelo secretário é de que os organizadores informem a Secretaria de Segurança por quantos dias os eventos irão ocorrer, local, horário e expectativa de público. Em alguns casos, é necessário que os organizadores apresentem um plano de segurança para o local. 

Fábio Abreu destacou que deverá ocorrer o chamado expediente operacional, momento em que os policiais lotados no setor administrativos deixam os quarteis para reforçar o policiamento nas ruas. 

“Vamos divulgar o plano geral na próxima semana porque cada um dos comandantes dos batalhões ainda está finalizando os pedidos, quando tivermos com todos iremos identificar em que localidades serão necessárias o reforço, pois algumas cidades não vão mais ter festas de carnaval”, explicou o secretário. 

Algumas das cidades que deverão receber reforço na segurança, além de Teresina, será Água Branca, Barras, Campo Maior e Luís Correia, pois as festas nessas localidades já se tornaram tradicionais no calendário piauiense. 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES