20/01/2018

Brasil emite mais de 4,8 milhões de carteiras de trabalho em 2017; saiba como tirar a sua

Agendamento pode ser feito on-line, ou até mesmo por meio de aplicativo para smartphone


Mais de 4,8 milhões de brasileiros tiraram carteira de trabalho (CTPS) no ano passado, um crescimento de cerca de 400 mil emissões, se comparado ao ano anterior. Esse aumento é compreensível: sem carteira de trabalho, você não pode entrar no mercado formal.

Como faço para emitir minha carteira?
Para retirar a carteira de trabalho, basta agendar um horário no sistema de atendimento do Ministério do Trabalho e escolher o posto de atendimento mais próximo. Muitas regiões possuem agências conveniadas próprias, onde a carteira também pode ser emitida.

O cidadão pode procurar uma Superintendência Regional do Trabalho em sua região, caso queira fazer o agendamento pessoalmente.
Quais documentos devo levar?
Para retirar a primeira via é necessário apresentar documento de identificação oficial, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um comprovante de residência e comprovação do estado civil.
E a segunda via?
Para retirar a segunda via da carteira de trabalho, é necessário fazer agendamento novamente e levar os mesmos documentos. No entanto, em casos de perda, furto, roubo ou extravio, será necessário levar um boletim de ocorrência. Em caso de inutilização por mau uso, será necessário levar a CTPS antiga.
Mundo Digital
Uma outra forma de solicitar o documento é por meio da Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo lançado pelo Governo do Brasil e que está disponível para download em todos os smartphones. A ferramenta também permite obter todos os dados da sua carteira de trabalho e tem mesma validade legal do documento impresso.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google