12/12/2017

Moradores fecham avenida e queimam pneus durante protesto no Piauí

Moradores e comerciantes fizeram queima de pneus contra transtornos de obra, que resultou em retirada da ciclovia que percorria a região.

Moradores e comerciantes queimam pneus em protesto realizado em Teresina. Vídeo: Rafael Galvão

Na tarde e começo da noite desta segunda-feira (11) moradores e comerciantes da Avenida Duque de Caxias, na Zona Norte de Teresina, realizaram protesto contra os transtornos da obra na avenida. No protesto os manifestantes fecharam os dois sentidos da via com pneus que foram incendiados. A prefeitura de Teresina argumenta a construção de um corredor de ônibus é necessária.

O protesto começou no fim da tarde de segunda-feira, nas proximidades do Parque da Cidade. Os moradores reclamam que aa remoção da camada asfáltica geram transtorno como nuvens de poeira. Rafael do Nascimento Sousa mora na região e é comerciante. Ele reclama que as ações prejudicam a saúde dos moradores. "Um rapaz, colega nosso, foi frear e caiu de uma moto por causa da areia", contou Rafael.

Comerciante mostra manchas de poeira geradas pelas obras (Foto: Andrê Nascimento / G1 PI)

Os comerciantes da área também tem reclamam, mencionando que as vendas das lojas caíram, que também tem acumulado sujeira também por causa da poeira emitida pelas obras. Silvano Costa, comerciante, disse que a obra acontece há 15 dias. "A poeira é muito grande. Era para raspar e asfaltar, mas fica com muita poeira. A gente paga impostos. Já está muito fraco nosso faturamento", comentou o comerciante reclamando também da queda do faturamento.

Os moradores planjeam novos protestos para os próximos dias por causa dos transtornos na obra que se expandem da Avenida Duque de Caxias para outras ruas adjacentes. Raimundo Leão da Silva é aposentado mora em uma rua próxima. "As pessoas se queixam e tem muitas crianças doentes por causa da poeira que é forte", afirmou o aposentado.

Moradores reclamam por sujeira na região (Foto: Rafael Galvão)

Policiais militares realizaram uma intervenção às 19h para encerrar o protesto. Policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) foram ao local com outras viaturas da PM-PI. Os pneus em chamas foram desviados para as margens da avenida. O protesto gerou um novo engarrafamento no sentido Centro para a Zona Norte de Teresina.

Por meio de nota a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que a Avenida Duque de Caxias passa por obras para um corredor de ônibus e que toda obra causa transtornos. A superintendência enfatizou que a obra é necessária para a melhoria dos transportes públicos e que solicitou que o carro pipa passe pelo local para amenizar os transtornos.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES