18/11/2017

II Encontro de Filosofia e Ciências Sociais debate o corpo como instrumento de arte, gênero e resistência

Prof. Drº Rodrigo Duarte da UFMG | Foto: arquivo pessoal

A ideia de unir profissionais de várias áreas para contribuir sobre a temática do corpo como instrumento de arte, gênero e resistência nas construções sociais, é o foco do II Encontro de Filosofia e Ciências Sociais. O evento será promovido no campus da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, entre os dias 21 a 24 de novembro.

As discussões do evento contarão com a participação do ProfºDrº Rodrigo Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falará sobre corpo e arte; e do Profº Drº Elias Veras, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que refletirá sobre a construção do estigma travesti no Brasil.

O debate sobre “Corpo e arte”, terá moderação do Profº Drº Rodrigo Duarte. “Apresentarei a vertente “soma estética”, de um filósofo americano, algo que é novidade no Brasil. Abordarei a vertente do ponto de vista teórico crítico da Filosofia para a sociedade na visão do corpo e mente”, revelou. Ele é um dos mais influentes pesquisadores na linha estética do país.

Outro eixo importante das discussões será “Corpo e sexualidade: a invenção do estigma travesti no Brasil”, com o Profº Drº Elias Veras. O professor vê essa diversidade com outros olhos. “Por que grande parte das pessoas continua associando travesti e criminalidade? Por que algumas pessoas não compreendem as experiências travestis como afirmação de uma identidade de gênero? O que a história pode nos revelar sobre o presente, ainda marcado pela transfobia? Essas reflexões fazem parte de uma pesquisa histórica ampla que levarei ao encontro”, explica.

Profº Drº Elias Veras da UECE | Foto: arquivo pessoal

Elias Veras é historiador, professor da UECE e coordenador do Grupo de Estudos em História, gênero e sexualidade (UECE-FAFIDA). O docente lançará o livro “Travestis: carne, tinta e papel”, publicado esse ano. Além desta, outras oito obras serão lançadas num coquetel no dia 23/11, às 17h, no miniauditório da UESPI.

Na segunda edição, o seminário terá espaço para conferências, minicursos e rodas de conversa. O evento acontece do campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima s/n, Bairro São Benedito, Parnaíba.

Mais informações no site do evento.

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google