20/11/2017

Concurso dos bombeiros: 1.500 não fizeram prova; gabarito preliminar sai nesta 2ª


A taxa de abstenção no concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí foi em média de 30%, ou seja, cerca de 1.500 candidatos não participaram da primeira etapa do certame que ocorreu neste domingo (19). De acordo com informações do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e do Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos (Nucepe), banca organizadora do concurso, não foi registrada nenhuma ocorrência.

"O índice de abstenção foi médio. Podemos equiparar com o que aconteceu no Enem. Os candidatos faltam por motivos diversos, seja porque não vêm mesmo ou devido a mudança no estilo de prova. De toda forma, tudo ocorreu dentro do que estava previsto", disse Pedro Soares, presidente do Nucepe.

Para evitar fraudes houve reforço na segurança com o uso detector de metais e equipamentos de rastreamento de mensagens enviadas por telefone celular. O aparato humano também foi reforçado com equipes das polícias Civil e Militar do Piauí. Durante as 5 horas de provas houve apenas um registro relacionado a uma candidata que foi impedida de fazer a prova por estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há cinco dias.

"A fiscalização foi bastante intensa. Tomamos uma série de medidas internas para evitar fraudes: pela segunda vez, um concurso organizado pelo Nucepe cobrou Redação; nenhum candidato pôde deixar o local de prova antes das 13h, o que dificultou, por exemplo, que uma pessoa saísse com antecedência e repassasse o gabarito", acrescenta Pedro Soares. 

Ao todo, 5.100 candidatos disputaram 110 vagas. As provas foram aplicadas somente em Teresina. O gabarito preliminar da prova escrita objetiva será divulgado nesta segunda-feira (20). 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES