14/11/2017

Câmara Municipal realiza sessão solene no auditório da Fiepi para homenagear escritor e poeta parnaibano


Proposta pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, Geraldo Alencar Filho, o Poder Legislativo parnaibano homenageou (in memoriam), na noite desta segunda-feira (14), com a Medalha e o Diploma do Mérito Legislativo, o poeta e escritor parnaibano, Everaldo Moreira Véras, em ato solene ocorrido no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI.

O Chefe de Gabinete da prefeitura, Israel Correia, representou o prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, na solenidade. Ele falou, na ocasião, da grata satisfação de conhecer as obras de tão grandioso escritor parnaibano. “O Presidente da Câmara foi premiado por essa oportunidade de resgatar o poeta Everaldo Moreira Véras, dando a uma rua da cidade o seu nome. Para mim, resta o orgulho de ter sido resgatado pelo prefeito Mão Santa, para ocupar um cargo de tanta importância e poder representá-lo nessa solenidade. Conhecer Maria de Lourdes, companheira de Everaldo, foi uma grata satisfação, pois não se faz um grande homem sem a presença de uma grande mulher”, destacou Israel Correia.


O poeta, Diego Mendes Sousa, um dos idealizadores da homenagem, destacou a importância do poeta parnaibano na literatura e enalteceu os diversos prêmios que Everaldo Monteiro Véras recebeu, ao longo de sua carreira literária, no Brasil e no exterior. “Se há entre nossos escritores algum cuja obra se enraíze de forma inequívoca nesse obsessivo impulso de busca pelo ser autêntico ou nesse interrogar agônico pela nossa passível transcendência, esse era Everaldo Moreira Véras”, pontuou Diego Mendes Sousa.

Com uma coletânea de 44 livros e premiado Nacional e Internacionalmente, Everaldo Moreira Véras é um ilustre desconhecido para a maioria quase absoluta dos seus conterrâneos, fato esse que tende a se modificar com as várias homenagens que o poeta recebeu dos poderes Executivo e Legislativo de Parnaíba.


Geraldo Alencar Filho, Presidente da Câmara dos Vereadores, foi o autor da propositura do Decreto Legislativo que homenageou o poeta, Everaldo Moreira Véras, com a Medalha do Mérito Legislativo, tendo tido o aval de todos os outros membros do Legislativo. “Foi através do Diego Mendes Sousa que eu e todos os Vereadores tomamos ciência da existência desse ilustre parnaibano e desse escritor de talento reconhecido”, destacou Geraldinho.


A viúva do poeta, Maria de Lourdes Amorim Véras, esteve presente à solenidade e recebeu das mãos do presidente da Câmara a honraria. “Eu trouxe o meu abraço, o abraço do Stênio Moreira Véras, o menino dos óculos de aro de metal, o abraço da menina do baile, a Everany, o abraço da menina do pincel mágico, a Keuzinha, da estrela da manhã, a Clara, minha enteadas e trouxe também o abraço dos meus filhos: Ronaldo, Alice e a Renata. As pessoas não são perfeitas, mas o Everaldo para mim era quase perfeito. Ele dizia, com muita graça, que era casado com duas mulheres: Uma era a literatura e a outra era a Lourdinha, e que uma não tinha ciúmes da outra. Esse era Everaldo Moreira Véras na intimidade”, frisou Lourdinha.


Ao final da sessão solene da Câmara dos Vereadores o presidente, Geraldo Alencar Filho, anunciou que fez tramitar e foi aprovada, pela maioria dos vereadores, presentes na sessão da última quarta-feira (08), a propositura que dará o nome do poeta, Everaldo Moreira Véras, a uma rua de Parnaíba.

Ascom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES