28/11/2017

Biblioteca da UESPI ganha novo site com plataformas multidisciplinares

Diretora da biblioteca-UESPI, Débora Araújo 

Dar suporte informacional e acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão é o foco do novo site da biblioteca da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O site é direcionado para a comunidade acadêmica, servidores e público em geral. A plataforma passou por uma reformulação recente e agora contempla, de forma multidisciplinar, diversos materiais como livros, trabalhos de conclusão de curso, entre outros.

Tendo um acervo multidisciplinar e sem necessidade de login (plataforma de usuário e senha), agora a biblioteca da universidade conta com um site que pode incluir além de publicações periódicas impressas e eletrônicas, recursos audiovisuais e base de dados com e-books nas mais diversas áreas do conhecimento.

A diretora e responsável pela parte administrativa do site, Débora Araújo, afirma que o site foi reformulado para atender as demandas e necessidades dos alunos. “Nós observamos que o site anterior não disponibilizava muita informação para a comunidade enquanto produto e serviços. O site atual é personalizado para demonstrar esses atributos que a biblioteca oferece para a sua comunidade”, comenta.

O site disponibiliza catálogos online, bibliotecas digitais, fichas catalográficas, levantamento bibliográfico e orientação de ABNT. O serviço está dividido em abas de pesquisas, como o BIBLIVRE (sistema de catalogação), Periódicos (que permite visualizar uma demanda maior de informações), TEDE (teses e dissertações produzidas pela universidade) e BID (biblioteca digital fórum).

Débora Araújo comenta, ainda, sobre o que o site traz de novidade acadêmica. “Uma das inovações que estamos trazendo para o site é a disponibilização da plataforma TEDE, em especial, que é uma biblioteca virtual. Nela, vamos ter acesso as dissertações e teses produzidas pela universidade através de programa de pós-graduação que serão visualizadas na íntegra. Logo mais estaremos lançando nosso TEDE na rede nordeste e nacional. O aluno poderá acessar sem a necessidade da preocupação com nome e senha. E pretendemos trazer também para o site fichas cartográficas”, explica.

O site também dispõe pesquisas de informações básicas da plataforma, como: horários de funcionamento, regulamentos; documentações necessárias para cadastro; bases disponibilizadas, como multidisciplinares, interdisciplinares, especializadas (pagas e gratuitas) e ferramentas de apoio a pesquisa. “As bases de dados irão oferecer os seus conteúdos na íntegra como por exemplo a basemore, que trabalha na formação de referências”, acrescenta a diretora Araújo.

Os periódicos da UESPI incluídos no site, são acessados de forma gratuita. Entre eles encontram-se: a Revista Interfaces (Ensino, Educação e Tecnologia); a Letras em Revista; Portal de Periódicos da UESPI (campus Clóvis Moura) onde há o registro de partilhas de conhecimento e a Revista História da UESPI(Vozes, pretérito e devir).

Toda essa tecnologia facilita a formação acadêmica de diversos alunos . A estudante do 8º de biblioteconomia, Ana Carline Ribeiro, diz utilizar muito o site para a realização de seus trabalhos.

A estudante Ana Carline utiliza a plataforma do site da biblioteca-UESPI para aprofundar suas pesquisas

“Eu utilizo mais nas bases de dados, porque agora estamos tendo essa oportunidade. Eu precisei fazer pesquisas temáticas e precisa pesquisar em várias bases de dados. Dentro do site da UESPI eu achei essa facilidade, porque eu não preciso me deslocar, no site já encontro todas de formas gerais. Antes eu não conseguia encontrar nada, e com esse site, eu já posso citar a UESPI no meu trabalho. Eu gostei muito e utilizo sempre”, afirma Ana Carline.


Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Anuncio google