05/11/2017

Aula inaugural da UAPI é comemorada como dia histórico pela UESPI

Vinicius Oliveira, Mário Ângelo, Rosineide Candeia, Eliene Pierote, Ellen Gera, Ailma do Nascimento, 
Bárbara Melo e Laura Torres

A Universidade Estadual do Piauí teve na manhã deste sábado (04) um dia histórico para a instituição. Isso porque foi iniciado o curso de Administração a Distância, primeiro da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), fundada nos moldes da Universidade Aberta do Brasil, mas inteiramente vinculada ao Governo Estadual. O curso está sendo levado a 60 municípios, buscando promover desenvolvimento a todos eles, e em breve, todos as 224 cidades do Piauí também poderão contar com cursos da UAPI, de acordo com intuito do governador Wellington Dias.

A aula inaugural do curso se deu no prédio do Canal Educação, onde num primeiro momento houve uma roda de conversa com os entes que são parceiros da UESPI e do Governo Estadual na realização da UAPI, como o NEAD UESPI, a SEDUC, FAPEPI e a Coordenadoria de Educação por Mediação Tecnológica. A vice-reitora da UESPI ressaltou a importância do dia para a universidade: “É um momento histórico para o Piauí como um todo, não só no campo da educação como no do desenvolvimento. O governo e a UESPI, de forma ousada, propuseram essa iniciativa única no Brasil, que é o governo do estado e uma universidade parceira levarem educação a distância onde o Governo Federal ainda não conseguiu chegar”, destaca.

Ailma do Nascimento e Bárbara Melo

O projeto vem sendo estudado desde o início de 2016, de acordo com o diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Ellen Gera. “É um projeto que vem sendo trabalhado desde então, construindo toda a sistemática, verificando toda a parte de infraestrutura. É uma verdadeira junção de forças para que a gente leve essa mensagem do governador que é a do ciclo completo da educação em cada município. Nesse momento 60 municípios que até então não contavam com nenhum curso superior passaram a ser cidades universitárias, e a visão é que em 2018 todas sejam”.

A pró-reitora da PREG/UESPI, Ailma do Nascimento, também estava no evento e discursou relembrando o início da educação a distância na UESPI, e todos os desafios que a modalidade conseguiu superar. “A UESPI há 11 anos entrava num consórcio com a UFPI para dar o primeiro passo na educação a distância. Naquela oportunidade eram apenas 500 alunos matriculados, e hoje temos outra realidade, o mundo é outro, e esses alunos do curso de Administração tem a felicidade de hoje ter uma malha curricular extremamente atualizada, cujo viés é o empreendedorismo, e certamente irão mudar a realidade dos municípios por meio dessa oportunidade de formação superior”.

Tutores dos 60 cursos participaram da aula inaugural

Assim como ela, também discursaram na aula o coordenador pedagógico do NEAD, Vinicius Oliveira, e a diretora adjunta do NEAD, Laura Torres. “Nós estamos tentando a oportunidade de fato de fazer história, estamos levando ensino superior numa perspectiva diferenciada para os municípios e vamos trabalhar numa perspectiva de educação a distância que tem um pouco mais a nossa cara, e é isso que vai permitir levar o ensino para todo o estado do Piauí”, declarou Vinicius. “Estarmos expandindo para todos os municípios do estado uma educação de qualidade, primando a ética, o respeito, e o dinamismo. A UAPI é um projeto inovador, e levará educação de qualidade, gratuita, e transformadora para todos os cidadãos”, relatou Laura.

Momento de assinatura dos termos de cooperação entre as instituições

FAPEPI e Coordenadoria de Mediação Tecnológica
O presidente da FAPEPI, Francisco Guedes, detalhou como cada órgão participa da UAPI: “Eu considero a UAPI uma inovação fundamental pro desenvolvimento do estado, através de uma integração colaborativa entre a SEDUC, que estrutura os polos com as salas de aula, com laboratórios, a Coordenadoria de mediação tecnológica, que faz toda a parte tecnológica do ensino a distância, a UESPI, que coordena as aulas e faz realmente a universidade, e a FAPEPI, que faz o sistema de gestão das bolsas dos tutores e coordenadores. É com emoção e com alegria que a gente participa desse momento e dá nossa contribuição pro desenvolvimento do estado”, definiu.

“É um momento que se refere sobretudo a uma determinação o nosso governador, que viabilizou a UAPI, essa Universidade Aberta do Piauí, uma referência hoje para o Brasil. Alguns estados já a tem como referência essa nossa experiência que se inicia agora. É também um momento importante para esses municípios, mas também será um marco para universalizar o ensino superior gratuito e de qualidade via a nossa UESPI”, finalizou Mário Ângelo, da Coordenação de Mediação Tecnológica.

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES