24/10/2017

Serra da Capivara:Aviões ajudam combater novos focos de incêndio

O fogo iniciou na Serra do Gringo e se alastrou rapidamente.

Incêndio na Serra da Capivara (Crédito: Reprodução)

Novos focos de incêndio foram registrados na tarde desta segunda-feira no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, local onde um incêndio teve início no domingo (22) provocado por agricultor durante limpeza de área para construir uma casa. O fogo, que se propagou para área de difícil acesso, na Serra Vermelha, também está ameaçando o Parque Nacional Serra das Confusões, nos municípios de Caracol do Piauí e Guaribas.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o vento provocou novos focos de incêndios nos arredores do Parque. O fogo iniciou em uma região conhecida como Serra do Gringo, nas proximidades, e se alastrou rapidamente.

Dois aviões foram enviados para auxiliar no combate ao incêndio praticamente contido, após apelo feito pela presidente da Fundação Museu do Homem Americano, Niéde Guidon, que através de seu perfil nas redes sociais, fez pedidos de socorro de viaturas do Corpo de Bombeiros e aviões para controle do fogo.

O gerente do Prevfogo de São Raimundo Nonato, Pedro Lopes, disse que o incêndio começou a se propagar ainda no sábado e 18 brigadistas trabalharam até 2h da madrugada de domingo e precisaram retornar às 5h, para conter as chamas e impedir que a área de preservação, nos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias fosse atingido.

No final da tarde de domingo (22), os incêndios entraram no Parque Nacional da Serra da Capivara e atingiram um dos principais pontos turísticos, o Baixão das Andorinhas, onde as aves retornam à noite para dormir.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES