24/10/2017

Saiba mais sobre os benefícios oferecidos pelo ID Jovem

Carteira é feita para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos

Divulgação/Ministério dos Transportes

Meia-entrada em eventos e no cinema, viajar de graça ou pagando menos e gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ID Jovem do Governo do Brasil garante todos esses benefícios a 18 milhões de jovens de baixa renda de 15 a 29 anos, que podem emitir a carteira pela internet e também por smartphones.


A estudante de Direito Carla Cristina Jesus dos Santos, 25 anos, já utilizou o benefício diversas vezes para viajar de Itumbiara (GO) para outros estados. Por meio do ID Joivem, a universitária já viajou para São Paulo (SP), Curitiba (PR), Blumenau (SC), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), além de aliviar o custo de idas que ela faz mensalmente a Uberlândia (MG).

“Fiquei sabendo no ano passado do projeto. Fui até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da minha cidade e criei o Número de Identificação Social (NIS). Poucos dias depois consegui gerar a carteira”, lembra. “É algo magnífico, que nos proporciona conhecer novas culturas, cidades lindas, além de visitar familiares e amigos de longe”, comemora Carla.

Segundo a lei, a carteira dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, além de eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o País, realizados em locais públicos ou privados.

Também são reservadas aos jovens cadastrados duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as grátis, no transporte interestadual. Nas inscrições do Enem 2017, os participantes do ID Jovem conseguiram ainda o direito de não pagar a inscrição, informando o NIS na hora do cadastro.
Regras

O benefício é voltado para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. É necessário ainda estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O passo a passo da emissão pode ser acessado no portal do Governo do Brasil.
Caravana

Desde março deste ano, a Caravana ID Jovem, que divulga o benefício para os brasileiros, já passou em 23 unidades federativas: todos os estados do Sul e do Sudeste; Amapá, Tocantins, Acre, Rondônia e Pará, no Norte; Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; e Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, no Nordeste.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e da Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES